sábado, 4 de junho de 2011

Encontro Diocesano de Comunicação

"Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na 
era digital"

      "Comunicar o Evangelho através dos novos midia significa não só inserir conteúdos declaradamente religiosos nas plataformas dos diversos meios, mas também testemunhar com coerência, no próprio perfil digital e no modo de comunicar escolhas, preferências, juízos que sejam profundamente coerentes com o Evangelho, mesmo quando não se fala explicitamente dele."
Trecho da carta do 45º Dia Mundial da Comunicação.

Aconteceu hoje, sábado, dia 4, o Encontro Diocesano de Comunicação em comemoração do 45º Dia Mundial da Comunicação.
A abertura do evento, realizado no Salão Paroquial da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar,  foi realizada pelo acessor de Pastoral da Comunicação da Diocese, Pe. Rondineli Cristino, onde o mesmo realizou a oração inicial, invocando as bênçãos do Espírito Santo. Feito isto, foi lida a carta do Rvmº Dom Frei Célio de Oliveira Goulart, que não pode estar presente ao evento, sendo assim, substituído pelo Pe. Dirceu de Oliveira Medeiros, Vigário Geral da Diocese de São João del-Rei.
Após fazer os agradecimentos, Pe. Rondineli Cristino passou a palavra ao Pe. Dirceu de Oliveira Medeiros, que ficou responsável por falar da carta do Papa Bento XVI sobre o 45º Dia Mundial das Comunicações, na qual o Papa nomemou o tema: " Verdade, anúncio e autencidade na era digital " onde o objetivo da mesma é que a internet não deve, nunca, substituir o contato pessoal.
Segundo Pe. Dirceu " a internet é um espeço livre, sem controle, onde temos o melhor do ser humano, onde pode produzir, e o pior do ser humano, o lixo, a miséria, um terreno sem controle, pois a comunicação tem poder " afirmou.
Um dos destaques do Encontro Diocesano de Comunicação foi a mesa de debates, que foi composta por José Mário de Araújo, repórter da Rádio São João del-Rei, Fábio Garcia, formado em comunicação pela Universidade Estácio de Sá, Fábio da Silva, formado em Filosofia pela Universidade Federal de São João del-Rei, Jersiano da Silva, web designer responsável pelo novo formato do site,  e André Eustáquio, formado em Filosofia pela Universidade Federal de São João del-Rei e editor chefe do Jornal das Lajes de Resende Costa.
O tema discutido na mesa, foi a importância dos meios de comunicação na Igreja Católica. Segundo André, o objetivo dos meios de comunicação é informar, para formar. Em seguida, com a palavra, Jersiano destacou a vantagem da internet, em levar, com grande rapidez, a informação.
Após servido um delicioso lanche, os presentes foram agrupados por suas foranias para discussões sobre a situação da pastoral da comunicação e sua articulação, e a formação da Comissão Diocesana da Comunicação, que será composta por representantes das foranias. Finalizando o evento, uma mensagem e o envio e bênção de Pe. Geraldo Magela, pároco da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar.
Nossa paróquia foi representada por Deuslene Batista e Bruno Antonio, membros da pastoral da comunicação da paróquia.

 
 
Representantes das Pastorais da Comunicação da Forania de Lavras

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...