A Paróquia

Histórico da Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima
Rua Sílvio Modesto de Souza, 240 - Bairro Nova Lavras

No ano de 1958, quando então os padres da Congregação do Sagrado Coração de Jesus atuavam juntamente com a comunidade do Bairro Nova Lavras, decidiram pela construção, no bairro, ao lado de um cruzeiro onde hoje se situa a Igreja Matriz, de uma Igreja dedicada a Nossa Senhora do Rosário, porque, naquela época, ocorria anualmente um encontro no cruzeiro, organizado pelos congadeiros, para celebração da festa de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito.
Todavia, com a visitação da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima a esta cidade, cuja imagem percorreu o Bairro da Nova Lavras, debaixo de numerosos arcos de bambu, dirigindo-se até o cruzeiro, decidiu-se pela mudança do nome da padroeira, passando a capela a denominar-se Nossa Senhora de Fátima, em memória daquele belo acontecimento. A comunidade de Nossa Senhora de Fátima, vinculada à Matriz de Sant'Ana, era atendida pelos padres do Seminário Dehonista de Lavras (SCJ), sendo que, segundo relatos dos paroquianos desta comunidade, um dos grandes sacerdotes que trabalhou a fé, a unidade, além de plantar nesta comunidade obras para o seu crescimento espiritual e social, como a ampliação da antiga Capela de Nossa Senhora de Fátima, foi o estimado Padre José Napoleão, que hoje atua junto ao Seminário de Corupá, no norte de Santa Catarina.
Ressalte-se que algumas vocações para o sacerdócio nasceram da fé e do amor do povo desta comunidade para com a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo: Padre Marcos Alexandre (pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida), Pe. Ademir(scj), e PeOtir, sacerdotes que hoje servem à igreja e que tiveram sua iniciação religiosa nesta comunidade.
Passados os anos, e durante o pastoreio de Dom Waldemar, então Bispo de São João Del Rei, surgiu a necessidade de se criar em Lavras, no ano de 2003, a quarta paróquia desta cidade: A Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Lavras, sendo nomeado como seu pároco nosso querido Padre Clayton Nogueira, cujo trabalho pauta-se, visivelmente, na acolhida aos paroquianos e na partilha, tanto espiritual, como material, para com os mais necessitados. Para tanto, conta com o apoio das diversas pastorais e dos ministérios.
Que Nossa Senhora de Fátima, nossa mãezinha intercessora, olhe pelo seu povo, especialmente pelos seus queridos afilhados desta Paróquia, para que esta cresça na fé e santidade.
Atualmente, estão vinculadas à Paróquia Nossa Senhora de Fátima as seguintes comunidades: na zona urbana, a comunidade de Nossa Senhora de Guadalupe (bairro Pitangui), de Santa Rita de Cássia (bairro Vale do Sol) e da Sagrada Família (bairro Vila Rica); na zona rural, as comunidades de São José Operário (comunidade dos Pimentas), Santa Rosa de Lima (comunidade dos Rosas), São João Batista (comunidade do Maranhão), Nossa Senhora Aparecida (comunidade dos Formigas) e Nossa Senhora das Graças (comunidade dos Taboões).

Igreja Nossa Senhora de Guadalupe
Rua Luiz Winter Sobrinho, 160 - Bairro Pitangui

Igreja Santa Rita de Cássia
Bairro Vale do Sol

Capela Sagrada Família
Rua Naná de Pádua, 203 - Bairro Vila Rica 

Igreja Nossa Senhora das Graças
Comunidade dos Tabuões - Zona Rural

Igreja Nossa Senhora Aparecida
Comunidade do Formiga - Zona Rural

Igreja Santa Rosa de Lima
Comunidade dos Rosas - Zona Rural
  
Igreja São João Batista
Comunidade do Maranhão - Zona Rural

Igreja São José Operário
Comunidade dos Pimentas - Zona Rural
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...