terça-feira, 6 de novembro de 2012

Paróquia acolhe novos Ministros da Eucaristia


No último domingo, 4 de novembro de 2012, 20 novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão receberam a missão de se tornarem anunciadores da misericórdia de Jesus, bem como de sua presença sacramental na Eucaristia, em 7 das 9 comunidades que compõem a Paróquia.
Durante 6 semanas os candidatos foram preparados para dignamente exercer este ministério, durante a formação às sextas-feiras à noite. Na programação, palestras sobre espiritualidade, bíblia, explicação dos procedimentos, o que é ou não permitido, liturgia e celebração, atitudes do ministro, preparação da Santa Missa, celebração da Palavra, visita e comunhão dos enfermos, adoração ao Santíssimo Sacramento, e todas as atribuições e competências do ministro extraordinário, importante auxiliar do ministro ordenado, o padre. Na sexta-feira, 2, os novos ministros participaram da adoração e se confessaram. No sábado, uma confraternização no quintal da casa do Pe. Clayton com todos os ministros, de forma a enturmar e criar o sentimento de comunidade entre os novos e os veteranos.
No cerimonial de envio dos novos ministros estes confirmam sua fé em Deus e na Igreja e são acolhidos pela comunidade presente. Após receberem de seus padrinhos os símbolos de seu serviço, o blazer e a bolsa do viático, recebem do pároco, em poder outorgado pelo bispo diocesano, a autorização para distribuir Jesus Sacramentado durante a missa e levá-lo aos doentes.
Também na celebração os que este ano deixam o ministério foram homenageados e receberam singelo agradecimento do Pe. Clayton por seus serviços prestados à Paróquia. Rogamos as bênçãos de Nossa Senhora de Fátima sobre eles, para que sempre estejam disponíveis a servir os irmãos. Também aos novos ministros, para que encontrem em Jesus, verdadeiramente vivo e presente na Eucaristia, toda força para conduzirem seu ministério.
“A pessoa que tem esta função [ministro] representa a própria comunidade, agindo com muita cautela, longe de ser autoritário, longe de exercer poder, por isso o chamado a fazer de modo espontâneo e organizado. O Ministério é testemunho de serviço a Deus, à Igreja e aos irmãos.”
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...