sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Curiosidades Católicas: qual a diferença entre Pastoral e Ministério?


Você que trabalha há tanto tempo na igreja, ou vai à missa todo fim de semana, já parou pra pensar qual a diferença entre uma Pastoral e um Ministério?
Para tirar sua duvida, a Pascom perguntou e o nosso pároco Padre Clayton respondeu!

Ministérios são serviços (Trabalhos assumidos dentro da comunidade) específicos dentro da igreja (Ministros da comunhão, acólitos ou coroinhas, ministros da palavra). Ministério é um serviço restrito.

Pastoral (dizimo, catequese, liturgia, saúde, familiar, criança, etc.) são trabalhos que exigem metodologias especificas para o cuidado (pastorear = cuidar) de um grupo de pessoas dentro e fora da igreja. Pastoral é mais que um trabalho, é uma missão, um cuidado mais exigente em dispensar às pessoas envolvidas todos os cuidados necessários para ter em uma vida plena.

Concluindo: Pastoral é um trabalho mais exigente feito a um grupo de pessoas, lembre-se que Jesus é o Bom Pastor (deu sua vida para salvar as ovelhas), quem assume uma pastoral deve dar a vida pelas ovelhas (crianças, jovens, família, comunidade etc.); todos são envolvidos no trabalho pastoral.

A Pastoral da Criança da Igreja Católica, por exemplo, é uma pastoral ecumênica, pode participar de todas as igrejas cristãs.  A pastoral não olha para o que é ou faz a pessoa, simplesmente faz a parte de ser instrumento de Deus no trabalho realizado. Quando se faz olhando somente para a Igreja é proselitismo (do latim eclesiástico prosélytus, intento, zelo, diligência, empenho ativista de converter uma ou várias pessoas, ou determinados grupos, a uma determinada causa, ideia ou religião [proselitismo religioso], faz-se para atrair para a Igreja). Quando se faz em nome de Deus e da vida, não se olha a quem, mas em nome de quem esta sendo feito (Jesus /Deus), trata-se de  pastoral. Em nome de Deus se promove a vida em plenitude, sem olhar a quem.



Fonte: Padre Clayton Nogueira
Matéria: Cláudio Elias
Pastoral da Comunicação
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...