domingo, 12 de maio de 2013

Reflexão do Evangelho: Solenidade da Ascensão do Senhor - Lc 24, 46-53

“Então, Jesus levou-os para fora, até perto de Betânia. Ali ergueu as mãos e abençoou-os. Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o céu”.(Lc 24, 50-51).
Após a Ressurreição, por diversas vezes Jesus se mostrou presente entre seus Apóstolos. Recorda a eles a missão de continuar as atividades iniciadas por Ele: o anúncio da chegada do Reino de Deus e os sinais visíveis do mesmo. E, em seguida, é gloriosamente elevado aos céus, para assentar-se ao lado do Pai. Não se distancia dos Apóstolos e de seus seguidores, mas permanecerá vivo até os finais dos tempos seja pela ação do Espírito Santo, seja na expressão de gestos e atitudes daqueles que O testemunham na coerência e na fidelidade.


A festa da Ascensão deste modo tem dupla abrangência: é a glorificação de Jesus Cristo, o Filho de Deus, que realizou a missão que lhe foi conferida pelo Pai, de salvar a humanidade por sua morte de Cruz, e a missão deixada à Igreja, de continuar sua obra. O Pai reconhece a obra realizada pelo Filho e lhe concede o poder e a glória. Também é exigência do Pai aos que aceitaram a proposta do Projeto novo estabelecido pelo Filho, levar à frente esta missão. Este é o compromisso de nossa Igreja!
É hoje dia de grande júbilo! Que nossas celebrações possam exaltar Jesus Cristo glorificado pelo Pai! No entanto, Ele espera de nós o louvor e a glorificação por tudo aquilo que seja nossa coerência de vida e maturidade na fé. Estamos ainda no Ano da Fé, no ano da Assembleia Diocesana de Pastoral, no ano da JMJ... Nossas obras e comprometimentos deverão corresponder à proposta de Deus: anunciar a todos a vida nova que nos veio do Senhor!

Dom Célio de Oliveira Goulart
Bispo Diocesano de São João Del Rei
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...