domingo, 8 de junho de 2014

Solenidade de Pentecostes - Depois soprou sobre eles e disse: ‘Recebei o Espírito Santo!”(Jo 20, 21-22)”.

Dizemos que celebrar o Pentecostes é celebrar o início de nossa Igreja. No próprio dia da Páscoa o Senhor Ressuscitado já confirma aos apóstolos que não os deixará jamais. Confirma-os para que realizem idêntica missão que havia recebido do Pai, mas soprando sobre eles, proclama: recebei o Espírito Santo! 

É grandioso este momento, que após cinquenta dias do acontecimento da Ressurreição, conforme o relato do cap. 2 dos Atos dos Apóstolos, é confirmado de modo muito visível quando os Apóstolos veem o fenômeno das línguas de fogo sobre eles e uma força poderosa vir sobre eles. Terão a coragem e alegria de ir ao encontro das pessoas pelas ruas de Jerusalém anunciando a pessoa e a obra de Jesus Cristo.

Pentecostes é a plenificação do Mistério pascal. A comunhão com o Ressuscitado se dá pelo dom do Espírito Santo, que continua na Igreja a obra de Jesus Cristo e sua presença gloriosa. A pregação dos Apóstolos no dia de Pentecostes demonstra que o medo acabara para eles, como também que o Senhor Jesus deveria ser anunciado para todos os povos e todas as línguas. Todos deverão entender o Projeto do Reino do Pai, iniciado por Jesus Cristo e que será continuado pela Igreja, assistida e fortalecida pelo Espírito Santo.

As manifestações populares nas festas do Divino significam o profundo amor de nosso povo ao Divino Espírito Santo. Diz o Sl 103: “Envia teu Espírito, Senhor, e renova a face da terra” (Sl 103, 30). A força renovadora do Espírito Santo nos impele a assumir com nova vitalidade nossos compromissos como cristãos nas comunidades, como também na compreensão de que somos morada do Espírito Santo e que, portanto,  devemos nos deixar guiar por sua inspiração e não de acordo com nossos caprichos. Seremos capazes assim de produzir os frutos do Espírito Santo: amor, paz, paciência, amabilidade, bondade, mansidão, de acordo com aquilo que o apóstolo Paulo nos fala por diversas vezes em suas cartas.
 


 Dom Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano.
Fonte: http://diocesedesaojoaodelrei.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3738:solenidade-de-pentecostes&catid=18:flash&Itemid=184
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...