segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Imagem Peregrina de Aparecida traz novo brilho à novena na paróquia

No dia 12 de outubro, celebramos a festa de Nossa Senhora Aparecida, a mãe do povo brasileiro. E, como todas as mães, Nossa Senhora tem carinho especial com seus filhos. Além de padroeira desta nação, ela é intercessora dos brasileiros e muitos milagres são atribuídos à sua intercessão. Não é atoa que todos os anos, milhões de pessoas vão até a cidade de Aparecida do Norte, em São Paulo para agradecer as inúmeras graças alcançadas por ela durante o ano.


Segundo o site cancaonova.com, a origem da devoção vem do ano de 1717, quando dois pescadores tiraram a imagem enegrecida das águas do rio Paraíba. No encerramento do Congresso Mariano de 1929, de posse da imagem tirada do rio, Nossa Senhora foi proclamada Rainha do Brasil com o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Em 1931, na presença do presidente Getúlio Vargas, ela foi aclamada como “Rainha e Padroeira do Brasil”. No ano de 1980, pela Lei nº 6.802, foi decretado feriado nacional no dia 12 de outubro. No mesmo ato, Nossa Senhora Aparecida foi reconhecida oficialmente como padroeira dos católicos do Brasil.

Em muitas outras localidades do Brasil este dia não passa em branco. Diversas paróquias e comunidades que têm Nossa Senhora Aparecida como padroeira preparam uma grande festa para comemorar este dia festivo que, por sinal, é feriado nacional. Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima não foi diferente. Este dia foi marcado por diversas manifestações de carinho e ternura por Nossa Senhora Aparecida. Veja um resumo das comemorações festivas em nossa paróquia.

Santa Rita de Cássia



Na comunidade do Vale do Sol, as comemorações começaram logo pela manhã. Dezenas de pessoas reuniram-se na pequena igreja da comunidade para celebrar o dia festivo de Nossa Senhora Aparecida. Destaque para a grande quantidade de crianças que também foram homenageadas durante a celebração pelo seu dia também comemorado dia 12.

Comunidade dos Formiga


A Comunidade dos Formigas, com os seus mais de cinquenta anos de historia, celebrou mais uma vez a festa em honra à sua padroeira. E este ano a novena contou com uma visita mais do que especial. A comunidade recebeu a imagem peregrina que veio diretamente da cidade de Aparecida para abrilhantar a novena e levar muitas graças aos membros desta calorosa comunidade rural. Desde o dia 1º de outubro, a novena foi celebrada nas casas da comunidade com a visita da imagem peregrina, permanecendo até o dia 11 de outubro com o fim do tríduo. No dia 12, a comunidade se reuniu no mata-burro e desceu em procissão até a igreja da comunidade para a missa festiva. Era visível em alguns membros da comunidade a grande emoção em receber esta imagem peregrina. Os comentários eram de varias bênçãos recebidas durante esse período. Vale ressaltar a bela participação das crianças que também foram homenageadas. Após a missa, com a participação de membros de comunidades rurais e devotos, aconteceu um leilão de prendas, com bolo, pula-pula e outras atividades a alegria das crianças.


Matriz – Nossa Senhora de Guadalupe


Às 18 horas iniciou-se a procissão saindo da Matriz de Nossa Senhora de Fátima em direção à comunidade de Nossa Senhora de Guadalupe para a celebração da missa festiva do dia de Nossa Senhora Aparecida. Durante o percurso da procissão, muitos fiéis e devotos destinaram todo o seu carinho para com a imagem da virgem peregrina que acompanhou toda a procissão. Na chegada, aconteceu a santa missa e a despedida da imagem peregrina que retornou à cidade de Aparecida.

A paróquia Nossa Senhora de Fátima agradece a todos que participaram desde momento festivo na história. Que Nossa Senhora possa abençoar a todos.



Acompanhe todas as fotos na íntegra em nossa página no Facebook

Cláudio Elias

Pastoral da Comunicação
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...