domingo, 5 de abril de 2015

Alegremo-nos e exultemo-nos, Cristo Ressuscitou!

Celebramos hoje o Domingo da Páscoa, o ápice do ano litúrgico. Neste dia a liturgia nos convida a firmar uma vida nova a partir da Ressurreição de Cristo. Assim como o Filho de Deus morreu para o mundo, o católico é chamado a tomar a decisão de viver em Deus.

Páscoa é a festa da Vida, é vida que vence a morte.


Como nos diz Sua Santidade, o Papa Francisco, “na encarnação, na vida terrena, na morte e ressurreição do Filho de Deus, abre-se definitivamente a porta entre Deus e o homem, entre o Céu e a terra. E a Igreja é como a mão que mantém aberta esta porta, por meio da proclamação da Palavra, da celebração dos Sacramentos, do testemunho da fé que se torna eficaz pelo amor (cf. Gl 5,6).”.

A Igreja oferece-nos o amor de Deus e o cristão é aquele que permite a Deus revesti-lo da sua bondade e misericórdia, revesti-lo de Cristo para se tornar, como Ele, servo de Deus e dos homens.

Recorda-nos o Papa a liturgia de Quinta-feira Santa com o rito do lava-pés, onde Pedro não queria que Jesus lhe lavasse os pés, mas depois compreendeu que Jesus não pretendia apenas  exemplificar  como  devemos  lavar  os  pés uns aos outros; este serviço, só o pode fazer quem, primeiro, se deixou lavar os pés por Cristo. Só essa pessoa « tem parte com Ele » (cf. Jo 13,8), podendo assim servir o homem.  Esse gesto de Jesus e sua mensagem profética se compreendem plenamente à luz da sua Páscoa. Segundo o evangelista João, temos aí, o primeiro anuncio da morte e ressurreição de Cristo: o seu corpo destruído sobre a cruz da violência do pecado, tornar-se-á, na ressurreição, o lugar do encontro universal entre Deus e os homens.

Que, ao celebrarmos a Páscoa, possamos renovar as promessas do nosso Batismo, fazendo de nossa existência um sinal de amor aos nossos irmãos, em especial aos mais fracos e mais pobres.


Que, redescobrindo a beleza do encontro com Cristo, que nos liberta e nos salva, renovemos nossa esperança, abrindo-nos à felicidade plena, à certeza de que o mal, o pecado e a morte podem ser vencidos. Com esta confiança, poderemos vivenciar as realidades cotidianas, enfrentando-as com firmeza e compromisso.
Que a Ressurreição de Jesus seja a nossa força!


Joana D´Arc do Carmo Eurico Morais Penido - Pastoral da Comunicação
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...