domingo, 30 de agosto de 2015

Paróquia lança campanha de conscientização ambiental

Uma iniciativa “para fazermos a nossa parte” no cuidado do Planeta, ao meio ambiente e, em especial, à destinação que damos ao nosso lixo (que nem sempre é lixo) surgiu na Paróquia Nossa Senhora de Fátima: realizar uma campanha para aprimorar a conscientização e as atitudes sobre o destino do lixo que produzimos. Esta campanha é uma resposta concreta aos pedidos da encíclica Laudato Sí, de autoria do Papa Francisco.


A campanha “Vamos fazer a nossa parte; queremos um Planeta melhor para viver” foi lançada no último domingo, dia 23 de agosto, na Missa das 19h na Matriz, com destaque para a apresentação teatral do grupo de jovens Anjos da Luz, que mostrou a importância da coleta seletiva.

Para a formação para a campanha, nas noites dos dias 24 e 26 de agosto foram realizados encontros com a participação dos integrantes da ACAMAR (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Lavras) Luís Tadeu e Geovane Donizette, que explicaram como funciona a coleta seletiva, suas vantagens e benefícios para o ambiente, quais materiais são recicláveis, e apresentaram os trabalhos desenvolvidos pela associação.

A natureza pede socorro. Vamos fazer a nossa parte!

Lançada pelo Papa Francisco em junho deste ano, a encíclica, que é um documento oficial da Igreja escrito pelo Papa para os cristãos do mundo inteiro, intitulada “Laudato Sí – Lettera Enciclica sulla cura della casa comune” (expressão em latim que significa Louvado Seja – Carta Encíclica sobre o cuidado do lar comum), trata do cuidado com a nossa casa comum, ou seja, o Planeta em que vivemos. Pela primeira vez, um documento tão importante da Igreja Católica aborda os graves problemas que estão acontecendo na natureza e que podem comprometer o futuro do Planeta Terra. Uma expressão usada na encíclica é “A Terra, nossa casa comum, parece estar se tornando mais e mais um enorme depósito de lixo”.
Como cristãos não podemos ficar inertes. Não é suficiente ficarmos por dentro das notícias – é importante arregaçar as mangas e agir.

A conscientização sobre o destino do lixo (pois uma parte significativa do lixo produzido não é lixo – é material reciclável!) é uma das formas de ação. Separar o lixo reciclável e encaminhar para a coleta seletiva diminui a exploração de recursos naturais, reduz gastos com água e energia, elimina sujeira das ruas e reduz o risco de entupimento de bueiros, evita a proliferação de insetos e de roedores, ou seja, são muitos benefícios ambientais, além de melhorar a qualidade de vida de muitas famílias que trabalham com coleta, separação e venda dos materiais recicláveis.

A campanha

Nos encontros com os integrantes da ACAMAR, aprendemos que muito “lixo” produzido na nossa casa, como papéis, papelão, plásticos, latas, vidros, são recicláveis e que há muitas vantagens em separá-los para a coleta seletiva. Aprendemos também que óleo de cozinha usado não deve ser jogado na pia; um litro de óleo jogado no esgoto contamina mais de um milhão de litros de água! O óleo usado que é acondicionado em garrafas PET bem vedadas é também recolhido pela equipe da ACAMAR e encaminhado a empresas especializadas para a produção de biodiesel, um combustível ecologicamente correto.

O auge da nossa campanha será dia 4 de outubro, com a Caminhada da Paz, proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que definiu 2015 como o Ano da Paz, na perspectiva da superação das violências e construção de espaços de diálogo, à luz da Encíclica Laudato Sí. O desejo de todos nós é que até 4 de outubro tenhamos resultados concretos. Se cada um fizer a sua parte veremos transformações positivas acontecerem. E, se estivermos unidos entre nós e, principalmente, em Cristo, os resultados serão muito maiores!

Angélica Wouters

Paroquiana e Colaboradora








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...