Atividade Pastoral

Pastorais - Movimentos - Conferências - Grupos de Jovens




Afinal, o que é Pastoral?

Objetivo geral - evangelizar, anunciar o reino de Deus

Objetivo específico - união das pastorais, sinal do reino de Deus

Pastoral vem da palavra pastor. Quando falamos em pastor lembramos-nos de rebanho, campo, cuidados com a realidade. Logo, Pastoral da Igreja significa um olhar especial da nossa Igreja em relação às respostas que o mundo está precisando, segundo os princípios do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Pastoral não se resume em um grupo de pessoas, mas é a ação desenvolvida em favor da vida plena.
Pastoral é uma ação transformadora voltada para o trabalho da Igreja missionária, atividades comunitárias e sociais, ensinando e aprendendo os valores cristãos.
Quem serve nas pastorais é chamado de Agente de Pastoral, que regularmente participa de cursos e encontros de formação, para que possa trabalhar junto às comunidades com plena consciência do que fazem e da correta finalidade do seu trabalho.
Cada pastoral tem uma função, um carisma, um jeito de viver, porém, todos somos importantes para que o Reino de Deus aconteça. Com as nossas virtudes e defeitos. Todos nós estamos a caminho, na estrada, procurando a nossa conversão no Cristo ressuscitado. Todos nós somos importantes.


Pastoral Litúrgica

Pastoral Litúrgica é o modo de organizar a comunidade, visando à formação litúrgica, à preparação e à realização de celebrações.

As funções da Pastoral Litúrgica
  • Organizar toda a Liturgia que acontece em uma comunidade. Por isso é preciso organizar a Pastoral Litúrgica em equipes.
  • A segunda função é a formação, em dois níveis: a daqueles que fazem parte da Pastoral Litúrgica e a de toda a comunidade.
  • A terceira função é a preparação propriamente dita das celebrações.

Habilidades de seus membros
Espírito de acolhimento, criatividade, disponibilidade e conhecimento litúrgico.


Pastoral Familiar

A Pastoral Familiar é o esforço pastoral da Igreja visando não só defender e promover o respeito à dignidade da família, seus direitos e deveres, mas também chamar a atenção para a importância e centralidade da família como o principal recurso para a pessoa, para a sociedade e para a Igreja.

OBJETIVOS
Os objetivos da Pastoral Familiar consistem, inicialmente, na preparação dos candidatos para a vida matrimonial e familiar, bem como na evangelização e promoção humana, social e espiritual das famílias já constituídas.

HABILIDADES
Postura ética e Cristã, disponibilidade, diálogo e acolhimento. Os agentes da Pastoral Familiar se propõe a defender e a promover três colunas vitais:
• a dignidade da pessoa humana;
• o sacramento do matrimônio e
• a inviolabilidade da vida e da família.


Pastoral da Saúde

A Pastoral da Saúde, é a ação evangelizadora de todo o povo de Deus, comprometido a defender, promover, preservar, cuidar e celebrar a vida, tornando presente na sociedade de hoje a missão libertadora de Cristo no mundo da saúde.

OBJETIVO
A razão da Pastoral da Saúde está no fato de que ela existe “para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). É sua missão evangelizar com renovador ardor o mundo da saúde, à luz da opção preferencial pelos pobres e enfermos, participando da construção de uma sociedade justa e solidária a serviço da vida.

MODO DE ATUAÇÃO
Confecção de fraldas descartáveis oferecidas a preços mais acessíveis. Fornecimento gratuito de medicamentos e consultas médicas ou consultas com descontos oferecidos à pastoral da saúde. Atendimento e aconselhamento de doentes e seus familiares.

HABILIDADE DE SEUS MEMBROS
Sentimentos de caridade e fraternidade, doação, prontidão e diálogo, alegria e esperança.


Pastoral da Juventude

A Pastoral da Juventude é uma organização de juventude ligada ao Setor de Juventude de CNBB. Por isso, é comprometida em com a evangelização, em especial de jovens empobrecidos. A PJ é feita de homens e mulheres que sonham com um mundo mais justo, e desta forma dedicam sua vida à causa do Reino de Deus. Na PJ, o sonho, o canto, a poesia, a amizade estão presentes em cada momento, em cada grupo de base.

OBJETIVOS
1 – A missão é dar vida e sentido para a Pastoral da Juventude. É o eixo determinante. É o agir concreto de jovens que participam da comunidade eclesial e dão testemunho de sua fé, inspirados na pessoa de Jesus Cristo e animados pelo Espírito Santo.
2 – A PJ, como parte da Igreja Latino-americana, assume a Evangélica opção pelos pobres e jovens , afim de que eles sejam comprometidos com a libertação individual e coletiva, resgatando a cidadania além de serem capazes de denunciar profeticamente as estruturas e situações de morte, anunciando e testemunhando o Reino do Deus da vida.
3 – Descobrir alternativas e propor ações concretas que respondam aos problemas que os jovens vivem. Procurando utilizar recursos, pedagogia e linguagem jovens que contribuam para transformar a realidade e concretizar os sinais da CIVILIZAÇÃO DO AMOR .

HABILIDADES DE SEUS MEMBROS
Espírito jovem, doação, comprometimento sócio-religioso, criatividade , perseverança e alegria


Pastoral Catequética

O Papa João Paulo II disse: "A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com fim de iniciá-los na plenitude da vida cristã" (CT). Segundo O Novo Catecismo da Igreja Católica (1992) "no centro da catequese encontramos essencialmente uma Pessoa, a de Jesus Cristo de Nazaré, Filho único do Pai...

MISSÃO
Em sua origem, o termo "CATEQUESE" diz respeito à proclamação da Palavra. O termo se liga a um verbo que significa "Fazer" - "Ecoar" (gr. Kat-ekhéo). Assim a catequese tem por objetivo último fazer escutar e repercutir a Palavra de Deus.

HABILIDADES DE SEUS MEMBROS
Criatividade, alegria, habilidades para o magistério, atenção, paciência e perseverança


Pastoral Social

A Pastoral Social é a solicitude da Igreja voltada especialmente para a condição sócio-econômica da população. Hoje como ontem, ela se preocupa com as questões relacionadas à saúde, à habitação, ao trabalho, à educação, enfim, às condições reais da existência, à qualidade de vida. “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10)
A Pastoral Social tem como finalidade concretizar em ações sociais e específicas o cuidado da Igreja diante de situações reais de marginalização. Os textos bíblicos destacam em suas páginas alguns rostos que têm a predileção do amor de Deus. São rostos anônimos, os quais, em função do trabalho pastoral, vão recuperando o nome e a história na medida em que são assumidos com amor.
A Pastoral Social, por sua vez, tem como objetivo desenvolver atividades concretas que viabilizem essa transformação em situações específicas, tais como o mundo do trabalho, a realidade das ruas, o campo da mobilidade humana, os presídios, as situações de marginalização da mulher, dos trabalhadores rurais, dos pescadores, e assim por diante.

HABILIDADES DE SEUS MEMBROS
Espírito de caridade e fraternidade, doação, sensibilidade, disponibilidade, carinho e alegria.

Modos de atuação
Sopão fornecido às pessoas carentes , remédios e cestas básicas, etc...


Pastoral do Batismo

A pastoral do Batismo é formada por pessoas instruídas acerca do significado, importância e da finalidade do sacramento do batismo, seus efeitos e consequências na vida do Cristão.

MISSÃO
A Pastoral do Batismo, tem por missão: a) Ministrar cursos de preparação para batismos, destinados aos pais e padrinhos; b) Auxiliar o Celebrante na Cerimônia do Batismo; c) e Outras atividades promovidas pela Paróquia.

HABILIDADES DE SEUS MEMBROS
Conhecimento teológico- doutrinal, disponibilidade, perseverança, alegria, diálogo e acolhimento.


Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, que tem como objetivo a promoção do desenvolvimento integral de crianças entre 0 e seis anos de idade em seu ambiente familiar e em sua comunidade. A sua atuação tem caráter ecumênico, atendendo pessoas de todos os credos e etnias.

MISSÃO
Nas comunidades acompanhadas, os líderes da Pastoral da Criança colocam em prática e ensinam às famílias um conjunto de ações de saúde, nutrição, educação, cidadania e espiritualidade de forma ecumênica, voltadas tanto para a sobrevivência e o desenvolvimento integral da criança como para a melhoria da qualidade de vida das famílias e das comunidades.

Habilidade de seus membros
Carinho, espírito de doação e caridade, perseverança, ternura, diálogo , conhecimento , disponibilidade e alegria.


Apostolado da Oração

O Apostolado da Oração é uma organização composta por leigos católicos cuja finalidade é a santificação pessoal e a evangelização. Nasceu num colégio da Companhia de Jesus (de padres Jesuítas) na França e espalhou-se pelo mundo. Trabalha com afinco pela evangelização das famílias e têm uma devoção especial ao Sagrado Coração de Jesus.

OBJETIVOS


  • Atuação na base eclesial
  • Irradiar a vida cristã
  • Promoção humana e assistência social
  • Espiritualização da Comunidade
  • Evangelização
  • Pastoral Vocacional
  • Colaboração nas atividades Paroquiais.


Compromisso dos membros

  • Oração diária com oferecimento do dia (súplica e reparação, em união com o Sacrifício Eucarístico).
  • Intensa vida sacramental, sobretudo eucarística.
  • Devoção intensa ao Espírito Santo.
  • Devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
  • Devoção especial a Maria Santíssima.
  • Vontade de sentir com a Igreja.
  • Oração perseverante.
  • Compromisso com a formação dos zeladores(as) através de encontros mensais, retiros, tardes de formação, palestras
  • Co-responsabilidade na salvação do mundo
  • Unir oração e ação.

HABILIDADES DE SEUS MEMBROS
Espírito de oração, sensibilidade, humildade, alegria, perseverança , disponibilidade e serviço.


Ministros da Eucaristia

O ministro extraordinário da comunhão é um leigo a quem é dada permissão, de forma temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis, na missa ou noutras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado (bispo, presbítero ou diácono) que o possa fazer.

OBJETIVOS E FUNÇÕES
São estas as funções dos ministros extraordinários da comunhão:
  • distribuição da comunhão na missa.
  • distribuição da comunhão fora da missa, aos doentes ou outras pessoas que com razão o solicitem.
  • administração do viático.
  • exposição do Santíssimo Sacramento para adoração dos fiéis (mas não a bênção com o mesmo)
  • incentivar a devoção ao Santíssimo Sacramento por uma vida digna e de oração.

HABILIDADES DE SEUS MEMBROS
Espírito de doação e de oração, sensibilidade, disponibilidade, alegria, humildade e simplicidade, testemunho e conduta digna.


Pastoral da Acolhida

Os agentes da Pastoral da Acolhida são responsáveis pela comunicação interpessoal na comunidade. Garantem no dia a dia a Imagem da Igreja – Mãe acolhedora, e recebem em primeira mão sentimentos e desejos do povo de Deus. Procura-se cumprir a orientação bíblica: "Acolhei-vos uns aos outros, como Cristo nos acolheu para a glória do Pai" (Rom 15,7).

OBJETIVOS
É um trabalho de acolhimento aos irmãos para que possam se sentir melhores nas missas e encontros, estando a disposição, para cumprir com as necessidades da paróquia, promovendo a evangelização pelo testemunho dos evangelizadores.
Acolhem fiéis e visitantes, encaminham idosos a seus lugares. São o sorriso acolhedor da Igreja.

HABILIDADE DE SEUS MEMBROS
Simpatia, acolhimento, disponibilidade, alegria, espírito de serviço e doação, testemunho.


Pastoral da Música

Pastoral responsável por toda área musical da igreja, assim como ministrações, formação musical, grupos, etc.
Compreende essa pastoral: Bandas, corais, grupos de louvor, ensaios, etc.
 A música prepara o ambiente para a ação do Espírito Santo, para povoar o lugar onde a música de Deus é cantada com a presença dos anjos. Quando se canta a música de Deus, os anjos vem, cantam, louvam!

OBJETIVOS
Solenizar as celebrações, através do canto sacro, auxiliando o Povo de Deus a rezar, louvar, adorar e entrar em sintonia com as celebrações

HABILIDADES DE SEUS MEMBROS
Sensibilidade e habilidade musical, disponibilidade, serviço, alegria, testemunho, humildade, perseverança.


Movimento Mãe Rainha

Movimento composto por missionários, que cumprem uma aliança de amor com Maria, levando Sua imagem aos lares para que Ela possa realizar Sua tarefa de Mãe Educadora dos filhos de Deus, afim de que graças sejam alcançadas por intermédio Dela.

OBJETIVOS
O Movimento Mãe Peregrina tem por objetivo evangelizar as famílias com a Mãe Peregrina, dando testemunho de fé, pela participação na comunidade, na liturgia dominical e nas celebrações.
O que faz:
1. Visita às famílias, numa atitude de respeito, de acolhida, de escuta, ajudando-as a superar suas dificuldades.
2. Ser presença nos momentos de dor e alegria.
3. Cuidar da imagem para que seja passada pontualmente no dia certo, mantendo a corrente de oração diária


Alcoólicos Anônimos

Alcoólicos Anônimos é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo.

OBJETIVOS
A.A. não está ligada a nenhuma seita ou religião, nenhum movimento político, nenhuma organização ou instituição; não deseja entrar em qualquer controvérsia; não apóia nem combate quaisquer causas , mas encontra na Igreja Católica uma grande aliada no resgate moral e espiritual de seus membros. Seu propósito primordial é manterem-se sóbrios e ajudar-se uns aos outros alcoólicos a alcançarem a sobriedade. Reuniões: quintas- feiras às 19:30 horas


All A Non

Irmandade composta por pessoas familiares de dependentes alcoólicos.

OBJETIVO
Através da troca de experiências e depoimentos de pessoas envolvidas, buscar a Compreensão do modo de agir dos dependentes de álcool, a fim de ajudá-los na sua recuperação.


Grupos de Base

Grupos formados por pessoas, principalmente das classes populares, que se reúnem nas casas, para oração, partilha e leitura da Palavra de Deus.

OBJETIVOS
Através do método VER-JULGAR-AGIR buscam: OLHAR a realidade em que vivem, JULGÁ-LA com os olhos da fé e AGIR por este caminho a fim de promover transformação.

HABILIDADES DE SEUS MEMBROS
Fé, perseverança, comprometimento social, caridade, oração e humildade.


Pastoral Afro

Grupo de pessoas negras ou não, que partir do sentido de PERTENÇA , perceberam a necessidade de contribuir com a Igreja com os valores e riquezas da tradição africana.

OBJETIVOS
Promover a consciência negra, através da divulgação e valorização de seus costumes e tradiçôes, afim de incentivar o comprometimento com o trabalho apostólico da Igreja.

HABILIDADE DE SEUS MEMBROS
Consciência, alegria, perseverança, conhecimento das tradições, pertença, fé e oração.


Pastoral da Comunicação

A Pastoral da Comunicação é o conjunto de ações realizadas dentro de uma comunidade eclesial. É a pastoral do ser e estar em comunhão com a comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso de recursos e instrumentos que facilitem o intercâmbio de informações. É a pastoral da valorização das expressões da cultura humana.

OBJETIVOS
Promover a Comunicação da Comunidade entre seus membros e pastorais e também da comunidade com outras comunidades e o mundo.

HABILIDADES DE SEUS MEMBROS
Comunicação, diálogo, alegria, perseverança, criatividade, oração, disponibilidade


Pastoral Missionária

Grupo composto por pessoas que se comprometeram com o apelo de Jesus: “Ide e fazei discípulos meus, todos os povos”, afim de que o Nome de Jesus seja conhecido, amado e adorado.

OBJETIVOS
Através do entendimento da vida, proposta, apelos e Palavra de Jesus Cristo , conhecer a realidade dos filhos de Deus e suas necessidades espirituais e materiais, a fim de promover sua dignidade e inserção na Igreja e na sociedade.

HABILIDADES DE SEUS MEMBROS
Caridade, fraternidade, humildade, oração, diálogo, alegria, testemunho, renúncia e disposição.


Congregação Mariana

Congregação Mariana é uma associação pública de leigos católicos. É formada por cristãos católicos que procuram seguir melhor o Cristianismo através de uma vida consagrada à Mãe de Deus, a Virgem Maria.

OBJETIVOS
"Santidade e apostolado" são suas metas para uma transformação cristã da Sociedade humana.

HABILIDADES DE SEUS MEMBROS
Oração, fé, testemunho, caridade, alegria, disponibilidade e perseverança.


Apostolado da Virgem Peregrina

Grupos de pessoas que se dispõe a levar a imagem da Mãe Peregrina aos lares para que, Dela, as famílias possam receber bênçãos, consolações e o auxílio do Céu.

OBJETIVOS
Os objetivos desse apostolado são, por meio da Padroeira da América, a Virgem de Guadalupe: rezar o terço em família, convidar mais famílias a que rezem o terço, acolher a vida humana, promover as vocações à vida consagrada e sacerdotal e de dar testemunho do amor cristão.

HABILIDADES DE SEUS MEMBROS
Zelo, perseverança, oração, alegria, disponibilidade, carinho e testemunho.


Terço da Divina Misericórdia, Movimento do Rosário e das Noventa Salve Rainhas

Grupo de pessoas que se reúnem para a prática da oração do terço, do rosário ou das salve rainhas, atendendo aos apelos de Nossa Senhora e de Irmã Benigna.

OBJETIVOS
Por uma vida de oração, promover a prática do rosário, do terço e da salve rainha.

HABILIDADES DE SEUS MEMBROS
Espírito de oração, disponibilidade, alegria, fé e perseverança.


Pastoral Carcerária

A Pastoral Carcerária é uma ação pastoral da Igreja Católica Romana no Brasil, vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que tem como objetivo a evangelização das pessoas privadas de liberdade, bem como zelar pelos direitos humanos e pela dignidade humana no sistema prisional.

OBJETIVOS
Promover a dignidade da pessoa humana através do anúncio da Palavra de Deus, mostrando a Igreja como Mãe acolhedora e não escludente, companheira no momento de privação de liberdade e refletindo Deus como autor de toda conversão.

HABILIDADES DE SEUS MEMBROS
Caridade, ternura, diálogo, oração, fraternidade, companheirismo, fé, testemunho


Pastoral dos Coroinhas e Acólitos

Grupo de crianças e jovens, que aceitando o chamado de Jesus para servir, se colocam à disposição das celebrações litúrgicas

OBJETIVOS
Auxiliar os sacerdotes, ministros e equipes de liturgia no ofício do altar, permitindo que as celebrações transcorram da forma mais serena e organizada possível, possibilitando assim um melhor ambiente para a oração

HABILIDADES DE SEUS MEMBROS
Responsabilidade, serviço, oração, testemunho, disponibilidade, perseverança e alegria.


Pastoral da Limpeza

Grupo de pessoas que se dedicam ao zelo pela Casa de Deus.

OBJETIVOS
Fazer a limpeza periódica da Igreja e de suas dependências, mantendo assim um ambiente limpo e próprio para a oração.

HABILIDADES DE SEUS MEMBROS
Responsabilidade, humildade, alegria, zelo, fé , carinho e disponibilidade


Movimentos Religiosos

Congregação Mariana N. Sra. de Guadalupe e São João Batista
Reunião: Terça-feira às 19h (Igreja N. Sra. de Guadalupe)

Apostolado da Virgem Peregrina
2ª terça-feira às 18h – Missa (Igreja N. Sra. de Guadalupe)

Apostolado da Oração
1ª sexta-feira às 18h - Missa
1º sábado às 18h 15 - Adoração

Legião de Maria
- Reunião: Segunda-feira às 18 horas (Igreja N. Sra. de Guadalupe)
- Reunião: Quarta-feira às 19 horas (Igreja Santa Rita de Cássia)

Movimento da Mãe Rainha
3ª segunda-feira às 18 horas - Missa (Matriz N. Sra. de Fátima)

Terço da Divina Misericórdia
De segunda à sexta-feira às 15 horas - Igreja N. Sra. de Guadalupe
Quinta-feira às 19h 30 - Igreja Santa Rita de Cássia (terço e adoração)


Grupos de Oração

Divina Luz (Matriz N. Sra. de Fátima)
Reunião de Núcleo: Segunda-feira às 19 horas
Louvor: Quarta-feira às 19 horas
Missa: 3º domingo às 19 horas

Jesus Fonte de Misericórdia (Santa Rita de Cássia)
Louvor: Sexta-feira às 20 horas
Reunião de núcleo: Terça-feira às 20 horas
Missa: 4º domingo às 8 horas


Conferências Vicentinas
Conselho Particular de N. Sra. de Fátima

Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), também conhecida por Conferências de São Vicente de Paulo ou Conferências Vicentinas, é um movimento católico de leigos que se dedica, sob o influxo da justiça e da caridade, à realização de iniciativas destinadas a aliviar o sofrimento do próximo, em particular dos social e economicamente mais desfavorecidos, mediante o trabalho coordenado de seus membros.

OBJETIVOS
As Conferências se reúnem semanalmente para debater e sugerir maneiras de atender as famílias carentes, que são cadastradas após sindicância sócio-econômica, que recebem visitas semanais para avaliação e ajuda sócio-econômica.
Os Vicentinos fazem do sonho Ozanam, que é  "formar uma grande rede de caridade de ajuda ao próximo", uma realidade que alivia o sofrimento dos pobres e incentiva a promoção da dignidade humana, através da doação de benfeitores e de assistência social como, creches, escolas, asilos, entre outras formas de atuação.

HABILIDADE DE SEUS MEMBROS
Espírito de caridade fraterna, doação, humildade, sensibilidade, serviço, disponibilidade e carinho.


1- SÃO FRANCISCO DE ASSIS
Reunião: Segunda-feira às 19 horas - Matriz N. Sra. de Fátima

2- NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
Reunião: Sexta-feira às 19h30 - Matriz N. Sra. de Fátima

3- SÃO DOMINGOS SÁVIO
Reunião: Sábado às 14 horas - Matriz N. Sra. de Fátima

4- SÃO TARCÍSIO
Reunião: Segunda-feira às 19h30 – Matriz N. Sra. de Fátima

5- SÃO RAFAEL
Reunião: Segunda-feira às 19h 30 - Rua Paulo Menicucci, 15

6- SAGRADA FAMÍLIA
Reunião: Domingo às 8 horas - Capela Sagrada Família

7- NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
Reunião: Quinta-feira às 19h 30 - Capela São Sebastião (Aquenta Sol)

8- SÃO CAMILO DE LÉLIS
Reunião: Quinta-feira às 19 horas - Igreja N. Sra. do Rosário (Subestação)

9- NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
Reunião: Terça-feira às 20 horas - Ijaci (Casa Paroquial)

10- SÃO JOSÉ
Reunião: Quinta-feira às 19h 30 - Capela São José (Pedra Negra)

11- NOSSA SENHORA DE GUADALUPE
Reunião: Quarta-feira às 19 horas - Igreja Nossa Senhora de Guadalupe



 Grupos de Jovens

Renascidos em Cristo (Santa Rita de Cássia)
Reunião: Sábado às 17h 30

Amigos pela Fé (N. Sra. de Guadalupe)
Reunião: Sábado às 16 horas

Guerreiros de Cristo (Matriz N. Sra. de Fátima)
Reunião: Sábado às 19h 30

Jovens em Cristo (Sagrada Família)
Reunião: Sábado às 18 horas




Quaisquer erros ou pastorais ausentes, comunique à pascomfatimalavras@yahoo.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...