sábado, 19 de novembro de 2011

Evangelho da Semana


34ª Semana do Tempo Comum - "Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo"


Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus (Mt 25, 31-46)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 31“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso.
32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.
34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’.
37Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos?39Quando foi que te vimos doente ou preso e fomos te visitar?’
40Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’
41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não me fostes visitar’.
44E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’
45Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo: todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’
46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”

― Palavra da Salvação.
― Glória a vós, Senhor!


“Vinde benditos de meu Pai!”

Hoje a Igreja celebra a festa de Cristo Rei. Entender o que é reinado de Cristo significa entender a expressão máxima do Amor. Seu Reino é a vitória definitiva do Amor. A realeza de Cristo é, pois, a realeza de todos nós. Nosso Reino se faz na vivência da justiça e da caridade. E a realeza de Cristo manifesta-se definitivamente em sua Ressurreição-Ascensão. Cristo é Rei e nós somos reis com ele.
Os cristãos são chamados a criar na terra esse Reino que é comunhão entre todos e um sinal de comunhão com Deus. Esta é a decisiva manifestação de que Cristo é Rei. Rei pela paz e pela unidade, Rei da reconciliação e do perdão.
Este relato da descrição do julgamento final pode ser interpretado de dois modos, dependendo de como entendemos a palavra irmão. Entendida em sentido genérico, designa qualquer homem (ser humano). Nesse caso, a exortação se refere a todos os homens (todos os seres humanos); Jesus está presente em qualquer faminto, sedento, forasteiro, sem roupa, enfermo ou encarcerado.
Entendida em sentido mais restrito, a palavra irmão designa os membros da comunidade cristã, à qual Mateus escreve o seu evangelho, e, portanto, a exortação se refere somente aos cristãos famintos, sedentos...
Mateus convida sua comunidade a recriar a solidariedade recíproca que deve reinar na nova família convocada por Jesus. A exortação das parábolas precedentes, a estarmos vigilantes e atentos, adquire uma grande força à luz desse relato final.
Estar vigilantes e preparados consiste em viver segundo o mandamento do Amor.

Para Refletir

O Senhor, no Evangelho de hoje, nos diz de forma clara que o fato de não acolhermos os nossos irmãos é a ele próprio quem não estamos acolhendo: Como estamos vivendo essa palavra?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...