sábado, 26 de novembro de 2011

Evangelho da Semana


1ª Semana do Advento - "Digo a todos: Vigiai!"

Início do Ano Litúrgico B
Cor Roxa

1ª Semana do Saltério


Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos
(Mc 13,33-37) 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 33Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento. 34É como um homem que, ao partir para o estrangeiro, deixou sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a cada um sua tarefa. E mandou o porteiro ficar vigiando.
35Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer. 36Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo.
37O que vos digo, digo a todos: Vigiai!” 

― Palavra da Salvação.
― Glória a vós, Senhor!


“Digo a todos: Vigiai!”

Iniciamos, a partir deste domingo, um novo tempo litúrgico e ao mesmo tempo um novo ano para a liturgia. Iremos ler nos domingos o evangelho de Marcos e meditar sobre ele. O ano de 2012 é Ano B. Iniciamos hoje o tempo litúrgico do Advento. É tempo de espera, expectativa pela vinda do Senhor, é tempo de despertar. Os sofrimentos do povo e os aparentes silêncios de Deus terão uma resposta.
As leituras neste tempo do Advento (que vai até o dia de Natal, perfazendo um total de quatro domingos), nos convidam à vigilância, a conservar os olhos bem abertos para descobrir e preparar os caminhos que Jesus escolheu para vir libertar-nos de todos os males, nos quais buscamos a felicidade.
Os imperativos do verbo “vigiai”, do texto de hoje, são frequentes e dão um tom exigente, na forma de discurso direto. É um apelo do Senhor. Marcos insiste numa vigilância ativa e corajosa, para não dizer total. Quem descobre Cristo tem de ir com ele até o fim.
Depois de descrever os sinais que precederão a vinda do Filho do homem, Jesus responde a outra pergunta que lhe foi feita pelos discípulos sobre o momento de sua vinda. A resposta está bem clara: não sabe nada. Somente o Pai.
É preciso que permaneçamos alertas e preparados, porque o Filho do homem chegará no momento mais inesperado. Este é o conteúdo das duas exortações que vêm a seguir: a primeira exortação descreve a forma como virá o Filho do homem. Ele supõe discernimento, e aqueles que não estiverem preparados perecerão como quando houve o dilúvio. Diante desse desconhecimento do dia e da hora, a única atitude possível é estarmos vigilantes.
Toda intervenção consciente e operosa da fé é um sinal da vinda do Filho de Deus, que já se manifesta na história de cada dia, mas que anuncia sua plenitude no fim dos tempos.
A Palavra de Deus que nos acompanhará nos próximos domingos nos ensinam que Jesus não veio somente uma vez. Ele continua vindo e está presente em cada um de nós e nas nossas comunidades.

Para Refletir

Neste domingo inicia-se o Tempo do Advento, tempo de espera, no qual esperamos ansiosos pelo nascimento de Jesus. Como então nos preparar para esta grande chegada?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...