domingo, 22 de março de 2015

3º dor de Maria: A perda do Menino Jesus no Templo

A passagem do evangelho que hoje refletimos é apenas descrita por São Lucas. O jovem Jesus, então com 12 anos de idade, acompanhava Maria e José a Jerusalém para a festa da Pascoa Judaica. No dia de voltar, Jesus acabou ficando em Jerusalém e seus acreditando que ele estivesse com outros parentes, iniciaram a viagem de volta para Nazaré.

Porém, percebendo que haviam perdido o menino, começaram a procurar Jesus por todo o canto. Perguntavam pra um, perguntavam pro outro e nada de encontrar o menino. Então tomaram a decisão de voltar a Jerusalém para tentar encontrar Jesus. Imagina a agonia que esses pais passaram neste período? Depois de longos três dias de muita procuram encontraram Jesus no templo discutindo com os doutores da lei que estavam admirados por sua inteligência e sabedoria, ainda mais por ser tão novo.


Um menino de grande conhecimento das leis da época. Pior, tinha mais informações do que aqueles pobres anciões. Se de um lado eles estavam maravilhados com tanta inteligência, por outro estavam muito preocupados, pois no alto de sua vaidade não suportavam nenhuma concorrência. Até porque eles eram os “Doutores da Lei”. Daí vinha à pergunta: como pode ter surgido alguém que sabe mais do que eles? Ainda mais, esse alguém nada mais era do que uma criança. E como pode saber tudo aquilo sem ter estudado? Só que não se tratava de um menino qualquer. Ele era homem e Deus.

Quando finalmente Jesus foi repreendido por seus pais, após certo questionamento respondeu: Por que me procuráveis? Não sabia que eu devia estar na casa de meu Pai? Iluminado pelo Espirito Santo, Jesus certamente não tomou essa atitude por alguma travessura ou molecagem. Dentro de si, era orientado e conduzido a fazer tudo aquilo que o Pai lhe ordenava. Felizmente Maria encontrou Jesus são e salvo, porem guardou aquelas palavras em seu coração juntamente com a sua dor de mãe. Depois disso, Jesus crescia em graça e obediência a seus pais.

Quem já teve um filho perdido no mundo, por qualquer que seja o motivo, sabe ou entende o desespero que Maria e José tiveram quando perceberam que haviam perdido o seu filho. Deve ser um estado de pânico geral, daqueles que a pessoa começa a rezar um Pai Nosso atrás do outro e não consegue terminar nenhum. Qualquer mãe ou pai pode avaliar melhor do que eu esse terrível sentimento que gera culpa e desespero na pessoa. Muitos que passaram por essa triste experiência perderam a sua razão de viver ou até mesmo o gosto pela vida. Essa é uma dura realidade que percebemos ao nosso redor todos os dias através dos veículos de comunicação em massa ao nosso redor. É grande o numero de pais que perdem e procuram diariamente e dignamente seus filhos.

Em alguns casos, quando os encontram, muitos pais percebem o quanto seus filhos
estão desfigurados e amargurados no mundo das drogas, da prostituição, dos prazeres fáceis que o mundo os oferece. Hoje em dia, vivemos em uma sociedade onde os valores humanos e cristãos estão cada vez mais perdidos e esquecidos. Mães, como Nossa Senhora, sofrem diariamente a dor de perder seus filhos para outros tipos de templos contemporâneos. Quem dera amados irmãos e irmãs que toda criança ou jovem que se perdesse pelo mundo fosse encontrado na porta de uma igreja são e salvo.

Para encerrar, podemos concluir que o a intenção do Evangelista Lucas ao retratar esse episodio da vida de Jesus, quis trazer até cada um de nós, que devemos sempre fazer a vontade do Pai. Jesus, mesmo novo, se tornava um menino independente e com o desejo de viver os projetos de Deus. Também, trazendo para a nossa atualidade, rezar por todas as mães e pais que todos os dias sofrem a dor de perder seus filhos para os diversos tipos de templos contemporâneos. Que mesmo com essa terrível dor, elas possam sempre seguir fielmente sua missão.Que Nossa Senhora interceda por todas as mães e nunca as desampare nesse momento de tristeza, dor e angustia.




Claudio Elias Tadeu

Pastoral da Comunicação
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...