domingo, 24 de junho de 2012

Viva São João Batista!


Dentre tantas as atividades da Igreja durante o mês de junho, destacam-se as festas juninas dos santos populares: Santo Antônio, São João e São Pedro. Além de serem populares no Brasil, esses santos foram marcadamente pessoas que contribuíram com a História da Salvação.
São João Batista destaca-se de modo especial por inúmeras causas. Ele foi reconhecido como o último dos profetas antes da vinda do Salvador. Foi quem batizou a Jesus de Nazaré. À maneira de Jesus, foi anunciado pelo anjo Gabriel (Lc 1,18ss). Sua vida é narrada de maneira significativa nos evangelhos.
É um dos poucos santos que possui duas festas litúrgicas ao longo do ano: natividade e martírio. Ainda mais, o próprio Jesus falou a respeito dele: “Entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista” (Mt 11,7-11; Lc 7,24-28).

FAMÍLIA

Segundo o evangelista Lucas, São João era filho de Zacarias, sacerdote judeu, e de Isabel, parente de Nossa Senhora. Foi a Isabel que Maria concedeu uma visita e dela ouviu a confortável acolhida: “Você é bendita entre as mulheres, e é bendito o fruto do seu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar?” (Lc 1,42b-43). Foi Isabel, mãe de João Batista, quem ouviu dos lábios da Virgem Maria o cântico que proclama as grandezas de nosso Deus e a exaltação dos humildes (cf. Lc 1,46-55). Isabel e Zacarias eram de idade avançada e não tinham filhos, até que o Senhor concede-lhes a graça de serem os pais do precursor. Daquele que iria preparar o caminho do Redentor.

IMAGEM

São inúmeras as maneiras que se apresentam sua imagem: batizando a Jesus, com um cajado em forma de cruz em mãos, com a Boa Nova em mãos, apontando para o alto. Entretanto a que mais se destaca e salta a nossos olhos é a de um menino vestido com peles tendo um cordeirinho em seus braços e a seguinte inscrição suspensa em um bastão em forma de cruz: ECCE AGNUS DEI (Eis o cordeiro de Deus).
Destacam-se durante suas festas e por meio de sua imagem a figura de um santo humilde e empenhado no anúncio de alguém que está acima de todos os homens. Em nenhum momento de sua vida nosso santo quis estar no lugar do Salvador. Sempre entendeu sua missão na perspectiva de Jesus e com Ele colaborou até o seu martírio.

PASSAGENS BÍBLICAS

O evangelista que mais apresenta-nos São João Batista é Lucas. Fala-nos do anúncio de seu nascimento, seus familiares, um pouco de suas obras e sua morte. Mas encontramos citações a respeito de São João Batista em diversos outros livros bíblicos: Mateus, Marcos, João e Atos dos Apóstolos. Não poderia ser diferente, pois o santo está associado ao projeto Redentor de Jesus: convertei-vos e credes na Boa Nova.

ALEGRIA POPULAR

Durante as festividades juninas e, principalmente, durante a festa da natividade de São João Batista, acontecem as famosas quadrilhas juninas. Mais comum no nordeste do Brasil, onde acontecem as maiores festas juninas do mundo, a quadrilha apresenta-se como uma combinação entre a religiosidade e a cultura populares. As comidas nestas festividades são riquíssimas. Doces, bebidas e inúmeros outros alimentos a base de milho são fundamentais para dar alegria aos momentos. Elas demonstram a maneira como o povo brasileiro entende a necessidade da festa na reelaboração da vida. Festa para aquele que nos ajuda a entender a Boa Nova de Jesus. Esse sim merece tão grandiosa festa!

Oração“Ó Deus, que suscitastes São João Batista, a fim de preparar para o Senhor um povo perfeito, concedei à vossa Igreja as alegrias espirituais e dirigi nossos passos no caminho da salvação e da paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.”

Diácono Daniel Antonio da Silva, C. Ss. R.
Retirado de www.a12.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...