domingo, 20 de julho de 2014

Os desafios da Amizade em tempos de internet

O que vem a ser a amizade? Como defini-la? Quais são os parâmetros para nos guiar em nossas relações de amizade? Como saber se alguém é mesmo seu amigo ou sua amiga? Vivemos tempos muito complexos em relação a este que é um dos mais belos sentimentos do ser humano. Ainda não sabemos como medir o impacto que o advento da internet está causando em nossas relações de amizades. Aparentemente estamos em um grande paradoxo: a internet, através de suas redes sociais, nos faz ter a sensação de que estamos mais próximos dos amigos distantes e mais distantes dos amigos mais próximos. Como compreender esse momento e navegar nessa nova complexidade existencial?


A amizade não nos é estranha como conceito filosófico, sociológico e psicológico. O primeiro grande pensador a nos ajudar a compreendê-la foi o grande Aristóteles, o maior sistematizador da filosofia grega clássica. Aristóteles escreveu a primeira das grandes obras sobre a Ética. Em sua Ética a Nicômaco, Aristóteles define a Amizade (Philia) como uma das formas do Amor, como uma maneira especial de amar. A Amizade se insere entre as outras duas formas do amor: o Eros e o Ágape.

O Ágape é aquela espécie de amor que devemos dedicar a todos os seres humanos em função de sua dignidade humana e o Eros é o amor dedicado a apenas um ser humano e, por definição, envolve o erótico, a sexualidade. A Amizade ou Philia se situa exatamente a meio caminho entre os outros dois. Os amigos são aqueles a quem amamos de maneira especial e não de forma dispersa como o amor dedicado a todos os seres humanos.

Já dá para perceber que a amizade verdadeira é algo raro. A pessoa que pensa que tem muitos amigos é na verdade um alienado: pode ser que não tenha nenhum! A verdadeira amizade é rara e é exatamente disso que ela tira seu valor. Se todos são seus amigos, ninguém é seu amigo! A amizade verdadeira é uma virtude muito exigente. Ela requer dedicação mútua, tempo para maturação e fortificação. Um vínculo verdadeiro como a amizade exige abertura de espírito, abertura de coração e o exercício da boa-fé. A Amizade é uma virtude que exige o bom uso de outras tantas. Quando estas exigências são cumpridas a amizade sincera passa a ser uma das coisas mais lindas da vida. Ela se torna uma dádiva sagrada.

O nosso querido Bituca canta da forma mais lírica que: “amigo é coisa para se guardar debaixo de sete chaves do lado esquerdo do peito!” Nada mais exato e verdadeiro!


João Batista Rodrigues
Psicanalista, Ex-professor universitário (UFMG,UFJS,UNILAVRAS)
Mestre em Filosofia e Psicanálise - UFMG
Mestre em Psicologia e Psicanálise - UFSJ

Fonte: http://www.diocesedesaojoaodelrei.com.br/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...