sexta-feira, 18 de julho de 2014

Eleições 2014 e reflexos da Copa do Mundo no Brasil

É impossível negarmos o impacto da Copa do Mundo na política do nosso país este ano. Em outras matérias, sempre reforço a participação política e o voto consciente de todos, já que somos cidadãos brasileiros e responsáveis pelo andamento do nosso país, estado, município. Dessa vez eu pretendo usar o exemplo da copa pra que entendamos melhor a importância da nossa participação.


Lembro-me bem do ano de 2007 quando vi uma reportagem em que a FIFA confirmava o Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014. Antes dessa confirmação os meios de comunicação já colocavam em debate a questão: “É prudente realizarmos a copa aqui?”. A partir daí essas discussões foram se intensificando e atingiram seu apogeu no ano passado e nesse ano com os protestos desfavoráveis à realização do grande evento e que solicitavam mais investimentos nos serviços essenciais, como saúde, educação, moradia, saneamento. Protestos dignos e legítimos, a meu ver; porém não feitos em momento propício. Se tivessem acontecido nos primeiros momentos em que os acordos para o mundial foram fechados, poderiam até surtir algum efeito.

Não quero aqui afirmar que os protestos foram em vão, pois a população precisa se reacostumar com essa postura militante, buscar seus direitos. O que quero é afirmar que precisamos agir no momento certo. Mas que momento certo é este? Nos depararemos com um deles em outubro desse ano. As próximas eleições, caro leitor, serão o momento que você pode mudar a situação da nossa política. Você pode comparar as promessas dos candidatos eleitos por você com o retorno que tivemos dos seus mandatos. É a sua chance de ser protagonista!

Longe de ser um daqueles discursos ufanistas do TSE incentivando o voto, acho importante que repensemos neste ano a nossa realidade. A manifestação mais autêntica começa na urna. Pode e deve se estender aos protestos em nossas cidades, mas se não fizermos uma primeira e mais rigorosa seleção de nossos candidatos, os gritos “O gigante acordou” podem vir tarde demais e o povo continuará deitado eternamente em berço esplêndido.

Destarte, avancemos e façamos a nossa parte em outubro. Mostremos o poder que emana do povo!


Leandro José Maria Silva
Graduando em Filosofia pela Universidade Federal de Lavras e membro da Pastoral da Comunicação da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...