sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Sínodo dos Bispos aborda os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização

No dia 08 de outubro de 2013,  o Papa Francisco anunciou a realização da III  Assembleia  Extraordinária do Sínodo dos Bispos,  no período de 5 a 19 de outubro de 2014. E em  outubro de 2015 acontecerá a  próxima Assembleia Ordinária. Ambos os Sínodos tratam de temas ligados à família, cumprindo destacar que os  Sínodos Ordinários ocorrem a cada quatro anos e  os  Extraordinários convocados a qualquer tempo pelo Papa. As principais conclusões aprovadas pelos bispos durante o Sínodo são compiladas em um  documento emitido pelo Papa, que se denomina Exortação Apostólica.

O tema da Assembleia Extraordinária, prevista para outubro deste ano é: “os desafios  pastorais sobre a família no contexto da evangelização”, enquanto que em  outubro de  2015 (Sínodo Ordinário)  estarão em pauta as  complexas questões antropológicas relacionadas com a pessoa e a família., cujo tema já foi definido pelo papa Francisco: “Jesus Cristo revela o mistério e a vocação da pessoa humana e da família”.
O que motivou a escolha do tema para a Assembleia Extraordinária deste ano   foram os grandes desafios pastorais que interpelam  hoje a missão evangelizadora da Igreja no campo da família, sendo o objetivo principal do encontro a promoção de uma ampla tomada de consciência sobre as várias questões e situações da família em face da missão e da ação da Igreja.
A Igreja, a exemplo de Jesus Cristo, precisa ter para com todos  uma atitude de acolhida e de misericórdia, mas não pode desconsiderar o  desígnio  de Deus em relação ao homem e à mulher e sobre o casamento e a família, proclamando esse desígnio salvador,  para que as pessoas o acolham como via justa para o seu viver, ou seja, a Igreja deve orientar as pessoas  acerca da importância do matrimônio cristão e da vida no seio familiar.  
Em uma coletiva de impressa, o  Vaticano apresentou, no dia 26 de junho deste ano,  o documento de trabalho para o Sínodo dos Bispos sobre família. O documento divulgado contém e sintetiza as respostas ao questionário sobre temas do matrimônio e da família, publicado em novembro de 2013,  enviado a todas as dioceses do mundo, cujas reflexões pautaram-se pela temática dessa próxima assembleia sinodal: “Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização”. Sobre o documento preparatório, acentuou o secretário-geral do Sínodo, Cardeal Lorenzo Baldisser: “o instrumentum  laboris  fornece uma visão da realidade familiar no contexto atual, que representa o início de uma profunda reflexão cujo desenvolvimento se realizará nas duas etapas previstas pela Assembleia Geral Extraordinária (2014) e pela Ordinária (2015), estreitamente ligados pelo tema da família à luz do Evangelho de Cristo”.
O secretário-geral do Sínodo afirmou que as temáticas não contempladas em 2014 serão abordadas na Assembleia Ordinária do Sínodo em 2015. Os resultados da Assembleia  Extraordinária serão utilizados para a preparação do “instrumentum laboris” da Assembleia Ordinária, depois da qual será publicado o documento final, submetido à aprovação do Santo Padre.
O documento preparatório para o Sínodo de 2014  foi  entregue aos membros de
direito da Assembleia Sinodal para estudo e avaliação  pelas respectivas Conferências Episcopais. O documento divide-se em três partes: a primeira parte reitera, antes de tudo, o fundamento bíblico para a família, baseado no matrimônio entre o homem e mulher, criados à imagem e semelhança de Deus; a segunda parte reflete sobre os desafios pastorais de hoje, colocando em evidência a crise da fé, as situações críticas que a família deve enfrentar,  como as violências e abusos contra mulheres e crianças, bem como a fragmentação familiar devido aos divórcios; a terceira parte aborda temas relacionados aos desafios pastorais da abertura à vida, à responsabilidade educativa dos pais etc. O documento é concluído com a Oração à Sagrada Família, escrita pelo Papa Francisco e por ele mesmo recitado por ocasião do Angelus de 29 de dezembro passado, festa da Santa Família de Nazaré.
Nós, enquanto casais das Equipes de Nossa Senhora, não devemos deixar de acompanhar tais acontecimentos  em nossa igreja,  que abordam temas tão relevantes relacionados com a família, a qual, conforme bem acentua o  Papa Francisco, é a  “célula fundamental da sociedade humana”.
Para um maior aprofundamento sobre as questões apresentadas,  aqueles que quiserem conhecer o documento na íntegra, poderão consultá-lo  no site do Vaticano, cujo texto também se encontra escrito na língua portuguesa.

Abraço carinhoso do casal,

 Joana D´Arc do Carmo Eurico Morais Penido e Rildo Morais Penido
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...