sábado, 10 de dezembro de 2011

Evangelho da Semana



3ª Semana do Advento - "João veio dar testemunho!"

Ano Litúrgico B
Cor Rosa

3ª Semana do Saltério


Evangelho de Jesus Cristo, segundo João
(Jo 1,6-8.19-28)

  
6Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. >8Ele não era a luz, mas veio dar testemunho da luz. 
19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?”
20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”.
21Eles perguntaram: “Quem és então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És profeta?” Ele respondeu: “Não”. 
22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?”
23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” — conforme disse o profeta Isaías. 
24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?”
26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 
28Isto aconteceu em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando. 


― Palavra da Salvação.
― Glória a vós, Senhor!


“João veio dar testemunho!”

A temática deste terceiro domingo do Advento é a pessoa de João Batista com a sua missão: ele é o homem que Deus enviou para testemunhar Jesus, isto é, apresentar Jesus como Luz, ou seja, a manifestação de Deus. A Luz é a palavra de Deus que faz ver o caminho da vida. Jesus é a palavra decisiva de Deus, manifestando o amor que indica aos homens o verdadeiro sentido da vida. Portanto, a Luz (Cristo) significa vida plena.
Os dois blocos da narrativa do evangelho de hoje giram em torno do tema do “testemunho”, esta é a grande característica de João Batista. O testemunho é fundamental. É o modo de fazer que Cristo apareça, se torne visível no mundo. Esse testemunho é de um homem, historicamente situado, e vem anunciar Jesus a todos.
João Batista não é o Salvador, o Cristo, mas aquele que leva os homens à fé em Jesus Salvador, isto é, à plena aceitação de que o sentido da vida humana se manifestou inteiramente em Jesus. João não é a Luz que anuncia. Ele se apresenta como alguém que fala da necessidade de aplainar o caminho de Deus.0
João Batista prega a mudança. Como sinal externo dessa mudança, ele realiza o batismo, indicador da mudança de estilo e de comportamento de vida. É preciso deixar o lado das trevas e passar para o lado dos que optam pela Luz.
A fé cristã é alegria, que perpassa toda a vida. Essa alegria não está nos caprichos de nossos estados de espírito, ou nos sucessos de nossas vidas.
A grande e verdadeira alegria é conhecer a Jesus e fazer que outros o conheçam.
A alegria mais profunda nasce de um coração convertido, em que todos os males são superados.
Os biblistas J. Mateus e J. Barreto comentam: “Dar testemunho da luz consistia em despertar o desejo e a esperança da vida, preparando a chegada do que era vida-luz; anunciar a possibilidade de uma vida plenamente humana, como alternativa ao regime das trevas”.


Para Refletir

João veio dar testemunho da Luz. O grande testemunho de luz que podemos dar é o de sermos portadores da presença de Deus. Se Deus é amor, cabe a cada um ser seus imitadores. Como amo aqueles que me são mais difíceis?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...