domingo, 8 de abril de 2012

O Tríduo Pascal

A celebração maior da Igreja Católica: o Tríduo Pascal, que se inicia na Santa Ceia, continua na Celebração da Paixão e termina na Solene Vigília Pascal.
A Quinta-feira Santa faz memória da Última Ceia, momento em que Jesus partilhou o pão com seus 12 apóstolos, instituindo assim a Sagrada Eucaristia e o Sacerdócio Cristão. Após esta celebração, a Igreja entra em seu período das trevas, cessando seus sinos e permanecendo em silêncio orante. O altar é desnudado e as imagens são cobertas. O Santíssimo Sacramento é transladado para outra capela para ser adorado.
Na Sexta-feira Santa se recorda a Paixão e Morte de Jesus, através do jejum, da penitência e da celebração litúrgica da Adoração da Santa Cruz, com a distribuição da Eucaristia, consagrada no dia anterior. Não se celebra missa neste dia.
O Sábado Santo é o dia da Vigília Pascal, “mãe de todas as vigílias”, a celebração central dos católicos, onde se espera a ressurreição e se celebra os sacramentos, a bênção do fogo novo, e apresentação da Luz de Cristo. É o término do tríduo pascal, que marca a Ressurreição de Jesus Cristo.
Nossos paroquianos participaram ativamente das celebrações supracitadas, incluindo a Caminhada Penitencial até a comunidade rural de Nossa Senhora das Graças, nos Tabuões. Agradecemos a todos por fazerem desta Semana Santa não apenas celebrações tradicionais, mas momentos de evangelização e de sublime adoração ao Senhor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...