domingo, 9 de dezembro de 2012

Série: O Tempo do Advento - 2ª Semana

Conversão:
"Caminho de volta para Deus”

Minhas irmãs e meus irmãos de caminhada, continuando nosso percurso de aguardamento para o encontro do Senhor Jesus que vem, somos chamados neste segundo domingo do advento (dia 09 de dezembro), a preparar o caminho do Senhor fazendo nosso caminho de volta para Deus. Hoje, vamos ouvir a profecia de Baruc (Br 5, 1-9). O profeta Baruc foi contemporâneo do profeta Jeremias que ouvimos no domingo passado. Ambos viveram no tempo do exílio na Babilônia. O povo de Deus foi infiel à aliança e se distanciou do Senhor. Preferiu o pecado a graça de Deus. Neste sentido, o exílio é a imagem do pecado que o povo de Deus cometeu.


Assim como o exército de Nabucodonosor, invadiu o povo de Deus tirando-lhe a vida, a fé, a cultura, a identidade, os bens; o pecado nos invade e rouba de nós o que temos de mais precioso. Para o exílio foram levados os tesouros do Templo de Deus, assim também, são tirados do nosso coração, pelo pecado, os dons preciosos que são o amor e a justiça de Deus. Mas, o profeta fala da volta do povo. É o caminho de volta para casa. Caminho que devemos fazer interiormente. Por isso, os montes e as colinas serão abaixados e os vales aterrados. Imagem belíssima que revela como Deus dá segurança ao seu povo para que caminhe em paz e sem cansar. Deus é caminheiro com seu povo e conserta os caminhos para que percorram com passos firmes e decididos.
No evangelho de Jesus (Lc 3, 1-6) encontramos a grande proposta de Deus, a misericórdia para com seu povo. É importante observar como a Palavra de Deus é localizada no âmbito social dos governos e no âmbito da religião. São citados os governos de Tibério César, imperador romano, Pôncio Pilatos, governador da Judéia e as autoridades religiosas de Jerusalém Anás e Caifás, sumos sacerdotes. Percebemos que Deus fala dentro do contexto da vida e não fora dela. A vida contextualizada é o tempo e o espaço onde Deus se revela.
A Palavra de Deus foi dirigida dentro deste contexto social e religioso a João Batista, filho de Zacarias e, no deserto. Vemos apontada, assim, a situação imediata do Batista, tem família e tem lugar. É filho de Isabel e Zacarias e está no deserto. Estar no deserto é atitude de sintonia com Deus. No deserto não há distração. Não há nada que nos desvie o olhar de Deus. Na cidade onde há tantas coisas, facilmente, nos distraímos e desviamos do foco da vida. João Batista, sintonizado com o projeto de Deus, pregou um batismo de conversão dos pecados.
O batismo nos introduz na vida nova. A proposta do Batista, o “batizador” do povo de Deus, é a de que rompam com o pecado que desqualifica e desumaniza a pessoa humana. O pecado cria raízes no íntimo do nosso ser corroendo e corrompendo toda nossa potencialidade para o amor. Nós fomos criados no amor e para o amor. Amar é nossa vocação e missão, somos chamados para o amor e enviados para o amor. E continua a proposta do Batista de que preparemos o caminho do Senhor. Percebemos aqui a sintonia do evangelho de Jesus com a profecia de Baruc: vales que serão aterrados, montes e colinas que serão rebaixados, passagens tortuosas e caminhos acidentados que serão retos e plainos. Imagens traduzindo a urgência da conversão para o amor. Deus quer vir rápido e direto até nós e se encarrega de facilitar o caminhar.
A palavra-chave que tiramos da Palavra de Deus neste segundo domingo do advento é a conversão.
Conversão é caminho de volta para Deus. Nós somos caminheiros e nos caminhos da vida tantas vezes nos perdemos e desviamos. O pecado nos seduz e desencaminha. É preciso voltar para Deus. A atitude de voltar não é a de retroceder ou viver na mesmice, mas sim a de recuperar e reconstruir em nós a nossa originalidade. E nossa originalidade vem de Deus que nos criou e salvou por amor. Essa é nossa origem que devemos resgatar pela atitude constante de conversão, o amor, que qualifica e humaniza nos santificando.

Pe. Márcio César Ferreira
Pároco do Sagrado Coração de Jesus de Minduri – Forania de Andrelândia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...