sábado, 22 de dezembro de 2012

Série: O Tempo do Advento - 4ª Semana


Acolher é Evangelizar

Chegamos ao final de nossa caminhada no advento do Senhor que vem. Hoje encontramos uma pessoa especial que caminha conosco nesta estrada, Maria de Nazaré. Ela nos aponta a experiência que viveu com Jesus Cristo no seu advento, na sua vida, paixão, morte e ressurreição.
Encontramos na Palavra de Deus o legado que Maria de Nazaré nos deixou e que devemos acolher em nossas vidas como propósito de missão. O evangelho de Lucas 1, 39-45 começa situando a experiência de Deus vivida por Maria de Nazaré, “naqueles dias”. Naqueles dias se refere a encarnação de Jesus Cristo já no ventre de Maria. A ação de Deus tem pessoa, lugar, tempo, endereço. As coisas de Deus não acontecem sem rumo e plumo. Deus sabe o que quer e aonde quer agir, mesmo que sua ação seja para toda a humanidade. A ação de Deus é localizada e encontrada no tempo e no espaço, mas com longo e total alcance para todos.

Maria parte apressadamente para a região montanhosa da Judéia. Ela já encontrou e acolheu Jesus Cristo em seu coração e seu ventre. E a atitude de quem encontra Jesus Cristo não é outra senão a de partir ao encontro dos irmãos. Jesus Cristo encontrado não é uma coisa da qual tomo posse e armazeno. Vemos que hoje em dia mais do que nunca somos incentivados pela mídia e toda a realidade digital ao armazenamento de coisas. Quantos dados processados e armazenados em nossos programas de computadores. Tudo isso vai sendo assimilado por nós naturalmente e muitas vezes impedindo o cultivo da atitude cristã de doar de partir sempre. Partir é nossa missão. Fomos feitos para a partida, pois a vida é feita de partidas. E quem parte soma e multiplica.
E Maria de Nazaré nos ensina no evangelho que a partida não é tanto física e geográfica, embora ela tenha percorrido um caminho de mais ou menos 120 km, mas uma partida, um caminho de missão que começa em casa. Ela visitou Zacarias e Isabel seus parentes. Ela nos ensina que a missão começa em casa e se estende fora dela. A missão não começa do outro lado da rua, na outra cidade ou noutro continente, mas começa dentro da minha casa com minha família. Agora neste tempo de Natal as famílias querem se encontrar. Percorrem longas distâncias, muitas delas, para verem seus familiares e ficar com eles. Tudo começa na família é o que encontramos no caminho percorrido por Maria de Nazaré.
Outro momento especial que o evangelho nos apresenta é que chegando na casa de Zacarias, Maria cumprimenta Isabel. E este cumprimento é uma saudação que faz João pular no ventre de sua mãe Isabel. A vibração de João é consequência da presença causada por Jesus Cristo no ventre de Maria. O cumprimento de Maria a Isabel é a manifestação de Jesus Cristo. A saudação é um gesto comum e simples que nós realizamos diariamente com as pessoas. Ela é acolhida e reconhecimento do outro na minha vida. Como o outro é importante e faz parte do caminho. Acolher o outro é evangelizar. Maria de Nazaré acolheu Jesus Cristo na sua vida e na caminhada com o povo de Deus. É por isso que ela parte para os outros. Encontrar e seguir Jesus Cristo é partir cada dia em missão para os irmãos.
A palavra-chave que tiramos da Palavra de Deus neste quarto domingo do advento é a acolhida.
Advento é acolher Jesus Cristo que vem a nós. Estamos aqui por ele e queremos recebê-lo em nosso coração. E a cada dia quando cultivo a acolhida para com todos na minha vida, valorizando cada um, estou fazendo saltar nos corações a vida que é gestada cada novo dia. E nossa missão é a de gerar a vida acolhendo-a nas diferentes manifestações da mesma vida.

Pe. Márcio César Ferreira
Pároco do Sagrado Coração de Jesus de Minduri – Forania de Andrelândia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...