quarta-feira, 24 de abril de 2013

Entrevista - Dom Célio avalia a 51ª AG dos Bispos


100413
Terminou na última semana, em Aparecida (SP), a 51ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil. Representando a Diocese de São João del-Rei (MG), estiveram presentes o bispo emérito, Dom Waldemar, e o bispo diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart. E é com ele que o Site da Diocese de São João del-Rei conversa agora para saber como foram esses dez dias de Assembleia e de que maneira ela poderá refletir na caminhada da evangelização diocesana. Confira!
1-    Dom Célio, qual foi o objetivo central desse grande encontro de bispos realizado em Aparecida (SP)?
As Assembléias anuais da CNBB têm como objetivo central avaliar a realidade pastoral da Igreja do Brasil através daquilo que se vota como Diretrizes Gerais para o processo de evangelização a ser realizado em nossas dioceses. Num clima de abertura fraterna nós bispos retomamos nossos compromissos assumidos e propomos novas prioridades quando necessário. Para cada Assembleia também se propõe um tema central de estudo, que neste ano foi: 
Comunidade de Comunidades: uma nova Paróquia. Por decisão votada em plenário da Assembleia, o documento estudado será mais bem trabalhado para que possa ser votado como documento da CNBB no próximo ano. Também mereceram atenção especial os documentos: Diretório para a Comunicação da Igreja no Brasil e Questões Agrárias do nosso País, que serão aprofundados pelo Conselho Permanente da CNBB e serão publicados como Documentos de Estudos da CNBB, na chamada Coleção Verde.


2-    Como o senhor se sentiu representando mais uma vez o rosto da nossa Diocese neste encontro nacional de bispos do Brasil?
Cada Bispo sente muitas alegrias durante uma Assembleia da CNBB. A alegria maior de fato é poder representar sua Igreja Particular. No meu caso, como bispo diocesano de São João Del-Rei, poder ser uma voz representativa de nossa Igreja Particular nesta Assembleia Colegiada da CNBB, em que, observando as normas de participação de nosso Estatuto, temos voz ativa em todos os momentos da Assembleia. É assim uma grande responsabilidade, mas que nos dá muita alegria por sentir que nossa Igreja vive uma experiência de comunhão e participação.


3-    Dos assuntos discutidos na 51ª AG, qual se aproxima ou se aplica de modo especial na realidade da Diocese de São João Del-Rei (MG)?
A Assembleia é elaborada a partir do Tema Central, Temas Prioritários, Temas das Comissões Episcopais e Comunicações diversas. Na apresentação, ou no estudo de cada tema ou assunto, devemos nos colocar em clima de reflexão e de discernimento em nossa vivência pessoal de um bispo diocesano, como também para os possíveis encaminhamentos pastorais na vida da Diocese.  Tomando como exemplo o tema central, será minha responsabilidade refletir no Conselho Presbiteral e também na Coordenação de Pastoral quais deverão ser as aplicações práticas daquilo que o Documento está apontando como estabelecer em nossas Paróquias uma vivência de Rede de Comunidades. Quanto ao Diretório para a Comunicação, vejo que há muitos direcionamentos que nos ajudarão na Pastoral da Comunicação, seja em nível diocesano, seja em nível paroquial. Também em assuntos de Formação Inicial, de Liturgia e tantos outros, vejo que nossa Diocese procura corresponder àquilo que a Igreja nos está pedindo.   


4-    Quais foram as principais novidades ou avanços em relação a Assembleia realizada em 2012?
A primeira sensação foi de alegria pela eleição do Papa Francisco. Sentíamos isto em todas as conversas entre os bispos, com esperança de possíveis mudanças no contexto interno da condução da Igreja: mais despojamento, simplicidade e possível descentralização de decisões para as Conferências Episcopais. Quanto ao espaço físico de hospedagem, a CNBB ganhou muito com a inauguração do novo hotel, pertencente ao complexo do Santuário Nacional de Aparecida. Era uma aspiração de muitos anos da CNBB conseguir hospedar os bispos em um único local, com uma estrutura melhor.


5-    O que os membros do clero e os leigos da Diocese de São João Del-Rei (MG) podem esperar em relação aos frutos dessa 51ª AG? 
Com a publicação dos Documentos acredito que teremos também uma iluminação para o encaminhamento da nossa Assembleia Diocesana de Pastoral. Percebo que muitos de nossos Padres e Leigos acompanham com interesse os trabalhos das Assembléias da CNBB pelos meios de Comunicação. Isto é muito bom! A Igreja somos todos nós! Portanto, tudo aquilo que seja para o crescimento de ação pastoral e evangelizadora que tenha emanado da 51ª Assembleia da CNBB, possa encontrar ressonância em nossa vida pessoal e na vida de nossa Igreja Particular, a Diocese de São João Del-Rei.


6- Dom Célio, suas considerações finais ao nosso internauta que acessa o Site da Diocese.
Agradeço o interesse da PASCOM  Diocesana em me propor estas questões sobre a Assembleia da CNBB. Fico feliz em partilhar com todos, através do nosso Site, a minha experiência. Que a Deus nos ilumine para encontrarmos o melhor modo de colocar em prática as orientações que construímos em conjunto nestes dias da Assembleia.
* Foto de capa - Fanpage do evento (CNBB)


Fonte:http://www.diocesedesaojoaodelrei.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2860:dom-celio-faz-balanco-da-51o-ag-dos-bispos-em-aparecida&catid=1:timas&Itemid=68
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...