domingo, 12 de maio de 2013

47º Dia Mundial das Comunicações Sociais



O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi instituído pelo Concílio Vaticano II (1967), que desde então, no Brasil, é celebrado sempre na solenidade da Ascensão do Senhor que este ano acontece no dia 12 de maio. Durante este dia, toda a Igreja é convidada a rezar por todos os profissionais das diversas áreas da comunicação social e também refletir sobre a importância da comunicação para a vida do ser humano, sobretudo, na Igreja.
Por ocasião o Papa publica uma mensagem sobre o tema escolhido para o ano. O tema está relacionado a fatos atuais, ligados com a Igreja, a sociedade e ainda com a comunicação social.  A mensagem é publicada sempre na Festa de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas católicos, no dia 24 de janeiro.
Para o ano de 2013 o Papa Bento XI, propôs o tema: “Redes sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização”, e nos convoca a uma profunda reflexão sobre a atual dinâmica da comunicação.
No pensamento do Papa, agora Emérito Bento XVI “o desenvolvimento das redes sociais estão contribuindo para a aparição de uma nova ágora, de uma praça pública e aberta onde as pessoas partilham idéias, informações, opiniões, e podem ainda ganhar vida novas relações e forma de comunidade”. E ainda, “esses espaços, quando bem e equilibradamente valorizados, contribuem para favorecer formas de diálogo e de debate que, se realizadas com respeito e cuidado pela privacidade, com responsabilidade e empenho pela verdade, podem reforçar os laços de unidade entre as pessoas e promover eficazmente a harmonia da família humana”.
A Igreja está atenta às mudanças culturais e aos novos estilos de comunicação que podem desafiar os homens e as mulheres que desejam falar de verdades e valores. Muitas vezes, a quantidade excessiva de informações, imagens e diversos recursos persuasivos abafam essas vozes discretas da razão que estão conscientes cada vez mais de que o ambiente digital não é um  mundo paralelo, mas é parte de uma realidade, principalmente dos mais jovens, pois, as redes sociais são fruto das interação humana. Por isso, compreender essas novas formas de comunicação é importante para que a Boa-Nova seja anunciada permitindo assim que as riquezas do Evangelho sejam capazes de alcançar as mentes e corações.
No ambiente digital o homem pode encontrar não só oportunidades de oração, meditação, partilha da Palavra de Deus, mas, essas redes sociais podem abrir portas a outras dimensões da fé graças e esse primeiro contato on-line.
O Papa conclui a mensagem dizendo que o encontro direto, as experiências na comunidade de oração, celebrações litúrgicas e as peregrinações continuam importantes para um caminho de fé e que, “não deveria haver falta de coerência ou unidade entre expressão da nossa fé e o nosso testemunho do Evangelho na realidade onde somos chamados a viver, seja ela física ou digital. Sempre e de qualquer modo que nos encontramos com os outros, somos chamados a dar a conhecer o amor de Deus até os confins da terra.

Fonte: http://www.atribunamt.com.br/?p=122422
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...