Um Curso de Comunicação para
Bispos vai ensinar a teoria e a prática das novas mídias sociais digitais ao
episcopado brasileiro. O evento será promovido pela Comissão Episcopal Pastoral
para a Comunicação da CNBB, entre os dias 4 e 8 de novembro, em Recife (PE).
Segundo site da CNBB, o
convite é aberto a todos os bispos. O número de inscrições é limitado e, até
esta tarde, apenas cinco vagas estavam disponíveis. Para se inscrever, o bispo
pode entrar em contato pelo telefone ou pelo e-mail: (61) 2103.8366 –
comsocial@cnbb.org.br
O tema central do curso será
“Comunicação e evangelização na era digital: uma abordagem teórico-prática”. O
objetivo principal é refletir sobre as práticas e os desafios da evangelização
no contexto da cultura gerada pelas novas tecnologias.
“Ninguém está fora da
sociedade em rede. Então a Comissão deseja ajudar os bispos a perceberem a
importância da presença efetiva e afetiva nas redes sociais. Não é considerar
apenas o modismo das novas tecnologias, mas como meios de expressão e de
existência”, ressalta o assessor da RIIBRA (Rede de Informática da Igreja no
Brasil), padre Clóvis Andrade Melo.
O evento contará com a
participação do presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais,
dom Claudio Maria Celli. O representante do Vaticano é um dos principais
incentivadores do processo de formação dos bispos na cultura midiática para a
evangelização.
A assessora da Comissão
Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Irmã Élide Fogolari, comenta que
as novas tecnologias vêm provocando uma cultura acelerada em toda a sociedade e
também na Igreja. “Desejamos que o episcopado possa entender como comunicar com
a comunidade presente na Igreja através da cultura massiva e da cultura
digital”, diz a religiosa.
Teoria e prática
De acordo com a organização,
a novidade do curso será a metodologia de trabalho composta por teoria e
prática. Serão apresentados painéis, voltados ao diálogo e revisão de teorias
comunicacionais da era digital na cultura da evangelização. Além disso, os
bispos utilizarão laboratórios para praticar e conhecer as técnicas de produção
em jornal, impresso e online, programas de rádio, internet e mídias sociais
digitais.
Os painéis e as práticas
laboratoriais contarão com assessoria de professores e especialistas da
comunicação. “O curso será bem elementar para a criação de conta de e-mail,
configuração da parte estética e visual dos correios eletrônicos. Além disso,
serão oferecidas dicas práticas de cada ferramenta, como as mídias sociais
digitais, entre elas o Facebook, modos de compartilhamento, de integração e
interatividade”, explica padre Clóvis.