sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Comunidade celebra Padroeira da América


“Mãe do Céu Morena, Senhora da América Latina, de olhar e caridade tão divina, de cor igual à cor de tantas raças”. Sob inspiração da majestosa composição de Padre Zezinho, a comunidade de Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Monte Líbano se preparou para a  para a grande festa do dia 12 de dezembro.

Comunidades urbanas e rurais marcaram presença durante o tríduo preparatório que aconteceu entre os dias 9 a 11 de dezembro. As celebrações foram presididas pelo Padre Marcos (Paróquia Nossa Senhora de Aparecida), Padre Odair (Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora) e Padre Jacinto (Paróquia Santana). No dia 10, o grupo de meninos e meninas do Projeto “Voz e Violão” do CRAS Nova Lavras encantaram toda a assembleia com um lindo Recital de Natal.


No dia 12 de dezembro, a igreja permaneceu o dia todo aberta para a visita de devotos e visitantes. À noite, Padre Clayton Nogueira presidiu a Santa Missa Festiva. Com ele, estava presentes, o seminarista Gláucio Junqueira. Após a celebração, seguiu a procissão pelas ruas próximas da Igreja. Na chegada, foram abençoadas e distribuídas aos fieis um pequeno botão de rosa durante um momento mariano.

A comunidade agradece a todos que diretamente contribuíram para o êxito das festividades. Que Nossa Senhora de Guadalupe, a padroeira das Américas, continue intercedendo pelo seu povo tão sofrido.

A Virgem de Guadalupe
Coroada em 1875 durante o Pontificado de Leão XIII, Nossa Senhora de Guadalupe foi declarada "Padroeira de toda a América" pelo Papa Pio XII no dia 12 de outubro de 1945. Em 1979, durante sua viagem apostólica ao México, o Papa João Paulo II visitou o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e consagrou à Mãe Santíssima toda a América Latina.

O primeiro templo católico dedicado à Virgem de Guadalupe começou a ser construído a partir de 1531, após o bispo Frei Juan de Zumarraga reconhecer o sinal de Nossa Senhora através de Juan Diego. Em 1709, o templo foi concluído e consagrado. Ganhou o título de basílica em 1904, pelo Papa Pio X. Na década de 70, foi descoberto o afundamento do terreno. Foi então fechada por questões de conservação em 1976, tendo sido reaberta em 2000. É hoje a antiga Basílica de Guadalupe, conhecida oficialmente como "Templo Expiatorio a Cristo Rey". Com a descoberta do afundamento do terreno, um novo templo teve de ser planejado. A Nova Basílica foi consagrada em 1976.

Na paróquia, a comunidade existe a cerca de 20 anos. No começo, era atendida pelos padres do Sagrado Coração de Jesus, pois pertencia a Paróquia Santana de Lavras, dos quais foram grandes incentivadores para a criação desta comunidade. As missas eram celebradas nas casas de pessoas, especialmente no bairro Pitangui. Em 2003, passou a pertencer a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, onde são celebradas grandes festividades, dentre elas a Crisma.




Confira as fotos e vídeos nas nossa paginas na internet
www.facebook.com/paroquiadefatimalavras
www.youtube.com/paroquiafatimalavras

Fotos: Laryssa Teodoro
Materia: Cláudio Elias

Pastoral da Comunicação









Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...