sexta-feira, 13 de junho de 2014

Curiosidades Sobre Santo Antônio

A tradição do pãozinho
Uma história antiga conta que um dia faltou pão no convento. O cozinheiro desesperado correu até Santo Antônio que era o guardião do lugar, que lhe disse para procurar nos cestos onde encontraria o pão. Os cestos estavam cheios e a história simboliza a fartura.
No dia 13, é comum a busca do "pãozinho de Santo Antônio". Os fiéis vão às igrejas buscar o pão dado gratuitamente pelos frades. Em troca, costumam deixar ofertas. A tradição diz que se deve colocar o pão junto aos demais mantimentos para que nunca falte comida em casa.

Casamenteiro
Um dos primeiros milagres de Santo Antônio lhe garantiu a fama de "santo casamenteiro". Diversas lendas contam histórias diferentes, uma delas é de uma moça chorava muito porque não tinha dote para casar e pediu ajuda a Santo Antônio.Um bilhete teria caído das mãos do santo, dizendo que a moça procurasse um mercador e que pusesse o bilhete numa balança. O mercador pagou à jovem o peso do bilhete em ouro, uma fortuna equivalente a um dote para que ela pudesse se casar.Há também uma lenda de uma moça que queria casar. Como não conseguia um noivo, jogou a imagem de Santo Antônio pela janela, acertando um homem que passava. Quando ele foi devolver o santo à moça, acabaram se apaixonando.  

O bolo de Santo Antônio
Há mais de 50 anos, uma jovem foi até a Igreja no Pari pedir a Santo Antônio que lhe arrumasse um namorado. Levou como oferenda um pequeno bolo que foi vendido na quermesse. No ano seguinte, a mulher voltou à paróquia para agradecer o milagre concedido pelo Santo e levou um bolo maior do que o primeiro. E assim, a cada ano, o bolo está maior.


Fonte: http://sp.santoantoniotatuape.com.br/node/7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...