sábado, 13 de dezembro de 2014

Comunidade comemora Dia da Padroeira da América Latina

Vinte e um anos de história. E como o tempo passou. De acordo com a paroquiana Dona Luzia Vasconcelos, a comunidade iniciou suas atividades nas casas do bairro Pitangui. Permaneceu por dois anos, até a aquisição do terreno que hoje comporta o maior templo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Em clima de comemoração e gratidão e inspirados na majestosa composição de Padre Zezinho, “Mãe do Céu Morena, Senhora da América Latina, de olhar e caridade tão divina, de cor igual à cor de tantas raças” a comunidade mais uma vez celebrou a festa de sua padroeira.


Como de costume, comunidades urbanas e rurais da paróquia marcaram presença durante o tríduo que aconteceu entre os dias 9 a 11 de dezembro. Organizaram carinhosamente a liturgia destes dias. Ilustres padres de nossa cidade e região também compareceram. Durante o tríduo, as celebrações foram presididas pelo Padre Marcos (Paróquia Nossa Senhora de Aparecida), Padre Neidir (Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora) e Padre Hemerson (Paróquia Nossa Senhora da Guia de Ribeirão Vermelho).

No dia 12 de dezembro, dia de Nossa Senhora de Guadalupe, a igreja permaneceu aberta durante todo o dia para visitação. Em horários alternados, membros da comunidade rezaram o terço em homenagem a Nossa Senhora. À noite, Padre Clayton Nogueira presidiu a Santa Missa Festiva. Na celebração, foram lembradas pessoas que participaram da construção da comunidade, dentre elas, o Padre Honório Link, falecido este ano. Após a celebração, a imagem saiu em procissão pelas ruas do bairro. Na chegada, foram distribuídas rosas.

A comunidade de Nossa Senhora de Guadalupe, agradece a todas as pessoas e visitantes que fizeram parte de mais um ano de veneração a padroeira da América Latina. Que Deus abençoe a todos que participaram diretamente e indiretamente de mais um ano de festa.

A Virgem de Guadalupe
Coroada em 1875 durante o Pontificado de Leão XIII, Nossa Senhora de Guadalupe foi declarada "Padroeira de toda a América" pelo Papa Pio XII no dia 12 de outubro de 1945. Em 1979, durante sua viagem apostólica ao México, o Papa João Paulo II visitou o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e consagrou à Mãe Santíssima toda a América Latina.

O primeiro templo católico dedicado à Virgem de Guadalupe começou a ser construído a partir de 1531, após o bispo Frei Juan de Zumarraga reconhecer o sinal de Nossa Senhora através de Juan Diego. Em 1709, o templo foi concluído e consagrado. Ganhou o título de basílica em 1904, pelo Papa Pio X. Na década de 70, foi descoberto o afundamento do terreno. Foi então fechada por questões de conservação em 1976, tendo sido reaberta em 2000. É hoje a antiga Basílica de Guadalupe, conhecida oficialmente como "Templo Expiatorio a Cristo Rey". Com a descoberta do afundamento do terreno, um novo templo teve de ser planejado. A Nova Basílica foi consagrada em 1976.


Confira as principais fotos em nossa página no Facebook
www.facebook.com/paroquiadefatimalavras

Referência: http://www.divinopaieterno.com.br
Fotos: Wellington Antônio
Matéria: Cláudio Elias


Pastoral da Comunicação









Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...