segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Paróquia realiza encontro de formação da CF 2015


No dia 20 de fevereiro, sexta-feira, foi realizada na Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe um encontro de formação para coordenadores, membros de pastorais e paroquianos, tendo como missão orientar os presentes sobre os desafios e propostas da Campanha da Fraternidade, que traz, em 2015, o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e o lema “Eu vim para servir”.
Durante o encontro, foi apresentado o DVD oficial da CF, produzido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB, em que bispos e agentes de pastorais de todo o Brasil explicavam de forma mais objetiva os propósitos da campanha.


No intervalo do encontro aconteceram as felicitações pelo aniversário natalício do pároco, Pe. Clayton, ocorrido no dia anterior, 19 de fevereiro, seguidas pelo momento de confraternização e lanche.
Na segunda parte do encontro foi divulgada a prestação de contas da CF 2013 e a destino do dinheiro coletado no Domingo de Ramos, o qual é destinado a projetos sociais. Segundo o pároco, a arrecadação dos últimos quatro anos, 2010 a 2013, financiou 1060 projetos apoiados pela Igreja. Ao fim do encontro foi aberto um espaço para perguntas e dúvidas.
O tema traz uma forma de fazer que a Igreja tenha uma forma nova de relacionamento com a sociedade, uma nova forma de diálogo e de anunciar o Evangelho. Foi abordado o papel do Santo Padre, Papa Francisco, as obras que realiza pelo mundo, e seu modo de anunciar o Evangelho, convidando a Igreja a fazer o mesmo.
Durante a campanha se devem identificar os problemas atuais da Igreja na sociedade, aumentar as ações pastorais dentro da mesma, melhorar o diálogo com a sociedade para superar as relações desumanas e violentas, buscar novos caminhos para anunciar o Evangelho e atuar preferencialmente pelos pobres e desamparados, buscando uma sociedade mais justa e igualitária.
Outro ponto abordado: o papel da Igreja frente à politica. As propostas de reforma política no país, em vista da aprovação da Lei da Ficha Limpa, conquista de uma das CF anteriores, estão novamente em discussão. A Igreja agora tenta promover a reforma política, com foco principal no combate à corrupção.
São algumas das propostas da Reforma Política, apoiada pela CNBB:
– Fim do financiamento empresarial da política;
– Participação popular e democracia direta;
– Sistema eleitoral proporcional.
Além disso, a Igreja busca conseguir a aprovação do projeto que destina 10% do PIB nacional para a saúde, o Saúde Mais Dez.

Lucas Ademir Carvalho Passos

Pastoral da Comunicação





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...