sábado, 17 de dezembro de 2011

Evangelho da Semana



4ª Semana do Advento - "João veio dar testemunho!"

Ano Litúrgico B
Cor Roxa

4ª Semana do Saltério


  Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas
(Lc 1,26-38)
  
Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 
28O anjo entrou onde ela estava e disse: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!"
29Maria ficou perturbada com essas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 
30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 
34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?”
35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 
38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se. 


― Palavra da Salvação.
― Glória a vós, Senhor!


“Alegra-te cheia de graça, o Senhor está contigo!”

A narrativa do evangelho de hoje se chama Anunciação, e este fato pode ser considerado o acontecimento central da vida de Maria. A resposta de Maria, o seu “sim”, não representa apenas um ato de submissão à vontade de Deus, mas um “consentimento ativo e responsável”.
O diálogo do anjo Gabriel com a Virgem Maria se articula em três momentos: a saudação e a mensagem; o anúncio da maternidade messiânica; e a revelação da divina maternidade no anúncio.
Maria coloca uma dificuldade. Como isso acontecerá? Ela conceberá por obra do Espírito Santo, fonte de vida, que vai descer sobre Maria, e o poder de Deus Altíssimo vai cobri-la com a sua sombra. Aqui está o ato mais sublime, profundo, o grande mistério da história da Salvação.
José e Maria são os grandes colaboradores do Plano de Deus. Como Maria, na Anunciação, aceitou a mensagem de Deus, também José aceita com fé o sinal. Diante da descoberta da gravidez de Maria, José, qualificado como homem justo, tem diante de si duas alternativas que lhe passam pela cabeça. Uma seria afastar-se de Maria, fugir, não querer assumir a criança da qual ignora quem seja o pai, e a outra, expor Maria às formalidades da Lei – o que não faria por estar convencido da virtude de Maria.
Jesus não é apenas um filho da história humana. Ele é o Filho de Deus. Sua mãe é humana. Seu pai é divino.
Ele vai nos ensinar o Projeto de Deus para que sejamos todos livres e vivos, a fim de nos tornarmos o que Deus deseja. O nome “Jesus” significa “Deus salva”.


Para Refletir

Para nós, católicos, Maria pode ser modelo de vida. Um “sim” a convite de Deus pode ser início de uma grande obra. Como procuro dizer “sim” a Deus no meu dia a dia?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...