terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O Tempo do Advento - IV Semana

Neste último domingo do Advento ascende-se a quarta vela da coroa. Ela representa os anjos, por isso a cor branca. Honramos os anjos de Deus por terem trazido à terra a alegre notícia do nascimento do Salvador naquela noite maravilhosa.
Neste quarto domingo do Advento a liturgia nos apresenta o Evangelho de São Lucas e nos faz refletir a pessoa da Virgem Maria. Ninguém, mais do que ela, esperou com ansiedade, com carinho, com amor, a vinda de Jesus ao mundo. Ninguém, mais do que ela, o acolheu com alegria.

Busquemos ter esta espera de Maria em nossa vida. Preparemo-nos com ansiedade para a vinda de Jesus em nosso coração, na fé, no amor, no trabalho de cada dia. Sabemos que a sua vinda já acontece em cada dia no coração que crê, no coração que busca a Deus, mas é necessário que estejamos bem dispostos para acolhê-lo, para que o nosso Salvador caminhe conosco, oriente os nossos passos.
Este é o domingo do amor de Deus. Jesus nos revela o grande e perfeito amor de Deus. No Natal vemos na pessoa de Jesus que este amor se torna um ser humano. Aqueles que crêem nele e fazem a sua vontade, vivem no amor. O amor transforma e torna perfeito tudo o que nós fazemos. O amor verdadeiro não acaba nunca.
Hoje acendemos essa vela para recordar que Deus é amor. Agradeçamos a Deus pela sua esperança, pela alegria que trazemos em nosso coração e pelo amor que nos faz mais puros, nos dá a capacidade de fazer as escolhas corretas e nos dá a consciência que somos seus filhos.
Vinde, Senhor, não tardeis mais!
Nestes dias, em que já estamos bem próximos da festa do Natal, é importante fazermos uma visita ao presépio para refletirmos na bondade de Deus para conosco. O papa Bento XVI já disse: “A visita ao presépio é como a ida até Belém, à gruta onde nasceu o Redentor (...). Parar para contemplar essa cena evangélica é um estímulo para meditar sobre o mistério central da nossa salvação: Deus fez-se homem por nós; podemos acolhê-lo no nosso coração e experimentar a alegria da sua presença santificadora”.
Que possamos nos preparar bem para celebrar o Natal com o coração limpo de toda maldade. Por isso a necessidade de uma boa confissão para que estejamos dispostos em viver uma nova vida pela graça do Senhor.
“Invoquemos com confiança a Virgem Maria, a cheia de graça «adornada de Deus», para que, no Natal já próximo, os nossos olhos se abram e vejam Jesus, e o coração rejubile neste admirável encontro de amor”. Papa Bento XVI.

Oremos:
Senhor, vós haveis falado ao coração de Maria e ao humilde José. Não falastes aos grandes do mundo. Nenhuma página de jornal divulgou a notícia da vossa vinda ao mundo. Senhor, fazei-nos compreender e admirar o sim de Maria e como ela saibamos aceitar a vossa vontade e viver no amor. Infundi em nós, Senhor, a vossa graça.
Deus de amor, Emanuel “Deus-conosco”, vos pedimos mais uma vez: enviai a vossa luz nos nossos corações. Ajudai-nos a estarmos bem preparados para o grande dia da vossa vinda. Ajudai-nos a permanecer convosco. Que o vosso grande amor encha o nosso coração e assim, fazei-nos capazes de mostrar esse amor ao mundo inteiro. Amém.

Pe. Álisson André Sacramento
Reitor do Seminário São Tiago
Vigário da Paróquia Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Retirado de: www.diocesedesaojoaodelrei.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...