“Temos a missão como Pastoral da Comunicação de levar Jesus aos cristãos e os cristãos a Jesus”. Com as palavras do padre Raimundo Dilermano (Pe. Marreco), pároco do Santuário de São João Bosco, durante a sua acolhida, foi iniciado mais um Encontro de Capacitação de Agentes da Pastoral da Comunicação (PASCOM), realizado no dia 10 de novembro de 2012, no centro de catequese São João Bosco, em São João Del Rei, com a participação das paróquias de São Sebastião e Nossa Senhora de Fátima de Lavras.
Durante o encontro, foram abordados vários temas referentes à espiritualidade, formação, atuação e participação dos agentes da pastoral da comunicação em cada paróquia.
Padre Rondinelli Cristiano, assessor diocesano da Pascom e pároco do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, na cidade de Nazareno trouxe o tema “Fundamentos bíblicos e teológicos da Pascom”: “O principio básico da comunicação deve partir do fundamento de que Deus é Comunicação. A própria criação foi à primeira forma de comunicação de Deus, e só pode ser eficaz quando o comunicador é capaz de comunicar de uma forma clara e o recebedor é capaz de responder perfeitamente. A missão dos profetas foi de anunciar e denunciar, mostrando os caminhos de Deus à humanidade. Deus nunca se cansa de comunicar aos seres humanos e não desiste. A comunicação deve gerar a comunhão entre os cristãos. A pessoa do Cristo nos envolve a agir, por isso somos chamados de Cristãos. O maior gesto supremo de comunicação de Deus foi à morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nosso grande desafio como comunicadores e fazer a união intratrinitaria (Pai, Filho e Espírito Santo) sem suprimir as diferenças. Elas são o pressuposto da união. Divulgar e a maior e mais importante noticia: anunciar a palavra de Deus a todos.”
Logo após, o Professor Dieikson Carvalho, da equipe de coordenação diocesana da Pastoral da Comunicação trouxe o tema “A Pascom e o Magistério da Igreja, documentos da Igreja Católica sobre comunicação”. Durante a sua palestra, ele fez comparações de grandes centros de mídia como TV, radio e internet, com a nossa missão de comunicar o nosso principal elemento, que é Cristo. “Devemos comunicar para atingir não só a mente das pessoas, como também o coração. Os documentos da Igreja nos guiam para que possamos chegar à sociedade. Fé não é modismo. Nossa Igreja passa por um momento de grande modernidade. Não somos comunicadores neutros, temos que ser prudentes, porém ousados. Desafio: para tempos novos, desafios novos. A fé não pode ser usada como instrumento de auto-ajuda, como é feito em outros meios de comunicação em massa.”
Adriana de Assis, membro da Pascom da Paróquia de Matosinhos em São João Del Rei trouxe o tema “Pascom, conceitos, estrutura, objetivos e benefícios”. Durante a sua palestra, ela falou sobre o que e a Pascom: “Pastoral responsável por passar por dentro de todas as outras pastorais de nossas paróquias, levando a comunicação a toda a Igreja. Sua espiritualidade deve ser fundamentada no exemplo de Jesus Cristo, possibilitando ao povo que possa receber a comunicação de Deus Pai, fonte de toda verdade, amor, perdão e comunhão. Para isso, o comunicador requer esforço, comunicação, humildade, perdão, amor e muita oração.”
Após a palestra, durante um momento de interação das pastorais de cada paróquia, cada uma delas colocou em uma folha os pontos fortes e fracos, para que pudessem ser apresentados e compartilhados entre todos, acrescentando novas ideias e solucionar as dificuldades de cada paróquia de uma forma geral. Logo após, foi servido um delicioso almoço no Centro Comunitário São João Bosco, com exposições de livros sobre a Pascom.
Após o almoço, foram apresentadas algumas dicas práticas e a partilha das experiências bem sucedidas da Pascom na Diocese, como o programa de TV “Caminhos de Vida”, produzido e apresentado por membros voluntários da Pascom do Santuário de Bom Jesus do Matosinho em São João Del Rei, arcado pela própria paróquia. Logo após, os representantes da Pascom da cidade de Minduri, Maria Aparecida Fáraco e Mailon Maciel apresentaram a forma correta, novas ideias e sugestões para se fazer e montar um mural, instrumento que é usado em muitas localidades, principalmente entre pessoas que não tem acesso à internet, contendo informações e avisos de cada paróquia. Alisson Reis, que trabalha no Departamento Diocesano de Comunicação (Dedicom) na parte de informática, atualização do site, blog e redes sociais, mostrou toda a composição dos principais veículos de comunicação em massa da Diocese como as paginas no Facebook, Twitter e o site diocesano. Com a assessoria do padre Rondinelli e auxílio das redes sociais, o site da Diocese sofreu uma grande evolução, passando de 100 para 1200 acessos diários.
Durante uma breve dinâmica, os participantes foram divididos em dois grupos. Cada um desses grupos montou e apresentou um programa de radio, falando sobre suas experiências, aprendizados e avaliações durante esse dia de capacitação. Dentro dessa dinâmica pode se perceber as dificuldades que se encontra na formação e na apresentação de um programa de radio.
Com a oração final e sorteio de brindes, encerrou se o encontro com o envio de todos os membros da Pascom.
Cláudio Elias Tadeu
Pastoral da Comunicação
Representantes da Paróquia estivem presentes no Encontro |