domingo, 2 de dezembro de 2012

Reflexão do Evangelho: 1º Domingo do Advento - Lc 21, 25-28. 34-36

“Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima” (Lc 21, 28).
Iniciamos um novo ano litúrgico com o tempo do Advento, preparação para o Natal, memória do nascimento de Jesus Cristo, o Filho de Deus e nosso Salvador. Também neste Tempo do Advento iniciamos o chamado Ano C, quando a leitura das narrativas dos evangelhos dominicais é do evangelista São Lucas. O tema deste primeiro domingo do Advento fala do nosso encontro com o Salvador a quem são devidos a glória, a honra e o poder.
O ensinamento de Jesus é que devemos estar preparados, não nos preocupando com o abuso na alimentação, nas bebedeiras e em outras dependências tão próprias do ser humano, mas será necessário que nós, como cristãos e discípulos de Jesus Cristo, deveremos estar de prontidão e de cabeça erguida. O que se significa viver de maneira correta nosso dia-a-dia, na sinceridade e coerência em nossas atitudes.  Estar de pé diante do Filho de Homem, conforme o ensinamento do próprio Jesus, mostra que nada pode nos desviar do caminho iniciado por nós em nossa experiência de fé.
O tempo do Advento é também um momento de conversão e penitência. Assim somos chamados a nos exercitarmos em alguma espécie de penitência e mortificação, preparando nossa família, nossa Comunidade, nosso coração, para sentirmos a alegria da espera de Jesus.

Dom Célio de Oliveira Goulart
Bispo Diocesano de São João Del Rei
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...