domingo, 2 de dezembro de 2012

Série: O Tempo do Advento - 1ª Semana


Minhas irmãs e meus irmãos de caminhada, iniciando mais um ano litúrgico da nossa Igreja começamos com o advento da chegada do Senhor Jesus. Advento é uma palavra que vem do latim adventus e antes do Cristianismo significava duas coisas: 1) acreditava-se que a divindade vinha a seu templo uma vez por ano, num dia fixo, para visitar seus fiéis durante o culto e trazer-lhes salvação. Este dia era chamado adventus, “o dia da vinda”. Muitos templos só abriam suas portas naquele dia; 2) também a primeira visita oficial de uma pessoa importante, principalmente para tomar posse e assumir o governo ou algum outro cargo importante, era chamada de adventus ou, em grego, parousíaparusia”, ou epipháneiaepifania” manifestação.
Neste sentido nós cristãos aguardamos a vinda da pessoa mais importante do mundo, Jesus Cristo nosso salvador. O Emanuel-Deus conosco. São quatro as semanas do advento onde somos chamados a viver pela Palavra de Deus, a nós anunciada, o aguardamento do Senhor Jesus que vem para nos salvar. O Senhor Jesus é o grande esperado por todos nós.
Em cada domingo temos uma palavra chave que orienta e ajuda-nos a melhor vivenciar este tempo especial de nossa fé. É na Palavra de Deus anunciada em cada domingo que encontramos as chaves para que possamos abrir nossos corações e permitir que a experiência de Deus seja acolhida com amor e generosidade por todos.
Neste primeiro domingo do advento (dia 02 de dezembro) vamos ouvir a profecia de Jeremias (Jr 33, 14-16) apontando um novo tempo de esperança para o povo de Israel. O povo de Israel estava atravessando uma fase crítica da história. Nabucodonosor, rei da Babilônia, invade Israel com seu poderoso exército, no ano 587 aC, levando grande parte da comunidade para o exílio. Este tempo foi de muito sofrimento e desesperança para todo o povo que ficou estraçalhado. Ficaram sem templo, sem cultura e sem identidade, marcados pelo vazio e abandono. A palavra do profeta, porta-voz de Deus, dentro deste contexto é de esperança e de justiça que vem de Deus.
No evangelho (Lc 21, 25-28.34-36) Jesus Cristo nos alerta para a vigilância diária no aguardamento da vinda do Senhor. As imagens que encontramos no evangelho sobre sinais no cosmos, criação e natureza, não são o fim do mundo, mas uma forma simbólica que Jesus usa para dizer que a chegada do Senhor será um grande dia onde até a própria criação irá participar. Por isso, devemos viver atentos e dispostos para que o Senhor nos encontre assim quando chegar.
A palavra-chave que tiramos da Palavra de Deus neste primeiro domingo do advento é a esperança. 
Nós somos marcados pela esperança. Já antes de vir ao mundo, somos aguardados durante nove meses no ventre de nossas mães. A esperança é uma marca fundamental na nossa vida humana. Sem esperança não vivemos. É na esperança que construímos nossa vida. A esperança é a última que morre, diz o dito popular. Na verdade ela nunca morre, pois é uma virtude cristã, mas quer dizer que a nossa caminhada se dá na esperança que tudo alcança.
E a Palavra de Deus nos encoraja a viver na esperança. É preciso ter coragem para esperar. E a espera cristã não é como ficar no ponto de ônibus parados enquanto não chega. Mas é tão somente caminhar na dinâmica da vida em atenção a todos e a tudo para que nossa passagem seja um encontro com o Senhor Jesus Cristo que vem.

Pe. Márcio César Ferreira
Pároco do Sagrado Coração de Jesus de Minduri – Forania de Andrelândia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...