domingo, 3 de março de 2013

Reflexão do Evangelho: 3º Domingo da Quaresma - Lc 13, 1-9

“Se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo”. (Lc 13, 3).
A espiritualidade  quaresmal aponta para  nós cristãos a exigência da conversão. Diante de situações concretas que levavam as pessoas a se assustarem, Jesus ensina que sempre é necessário ler os “sinais dos tempos”. Aproveitar as oportunidades para uma interiorização que nos leve a ler os ensinamentos de Deus. E, a partir daí, revermos nossas atitudes e estarmos abertos à proposta do próprio Senhor: “convertei-vos e fazei penitência”.

Este tempo nos leva a uma maior reflexão. As leituras bíblicas das celebrações, as orações litúrgicas e os eventos como a oração da Via Sacra, a prática de mortificações e jejuns, a busca do Sacramento da Reconciliação, tudo nos indica que é necessário uma mudança de atitudes e de imprimirmos coerência em nossa vida pessoal, assumindo o sentido da paixão e morte do Senhor Jesus. Será assim, para que com Ele possamos chegar à experiência pascal: vida nova pela graça de Deus!
Também vivemos um momento eclesial de grande expectativa. Pela realização do Conclave dos Cardeais a Igreja se prepara para a eleição de um novo Papa. É um grande momento para nós cristãos. São  os sinais dos tempos de nossa realidade? Vamos estar unidos com toda a Igreja, suplicando ao Senhor que possa enviar as luzes do Espírito Santo sobre nossos Cardeais que deverão escolher o nosso Papa. Que ele venha com a sabedoria e o amor dos grandes homens de Deus!

Dom Célio de Oliveira Goulart
Bispo Diocesano de São João Del Rei
Retirado de www.diocesedesaojoaodelrei.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...