domingo, 1 de setembro de 2013

Reflexão Semanal - 22º Domingo do Tempo Comum Lc 14, 1.7-14

“Quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado.” (Lc 14, 11).
No mês de setembro durante os últimos anos a CNBB tem nos orientado a dedicarmos de modo especial este mês à Bíblia. É o Mês da Bíblia! Aliás, em todos os dias do ano, devemos dar atenção aos Livros da Sagrada Escritura, porque ali temos a proposta de vivência de nosso caminho para a nossa santificação e para o estabelecimento do Reino de Deus.

Neste ano, que no ciclo litúrgico é chamado de Ano C, quando nos domingos se proclamam passagens do Evangelho de São Lucas, a orientação da Igreja é que aprofundemos o conteúdo deste Evangelho sob o prisma do tema discípulo-missionário, fazendo eco à inspiração do documento de Aparecida. O Evangelho de Lucas quer nos apontar os cinco aspectos fundamentais no processo do discipulado: o encontro com Jesus Cristo, a conversão, o seguimento, a comunhão fraterna e a missão. O lema indicado pela Comissão Bíblico-Catequética da CNBB é: “Alegrai-vos comigo, encontrei o que estava perdido”. (Lc 15, 24).
Neste domingo estamos diante da passagem do evangelho em que Jesus Cristo mostra que o seu verdadeiro discípulo será aquele que em suas ações saiba se humilhar. No contexto em que vivemos sabemos que isto não é fácil. Gostamos de estar sempre nos primeiros lugares, sermos lembrados e notados por todos, ganhar fama e status. No processo de identificação com Jesus Cristo, no entanto, pede-se de nós uma generosidade tal que sejamos capazes de sempre oferecer os lugares melhores ou mais importantes aos outros. Mas não ter uma atitude assim como que recalcados ou reprimidos. Sabemos que grandes homens são importantes, porque são humildes. Estamos vendo esta atitude em nosso Papa Francisco. Como isto faz bem a todos!
Façamos nossos esforços para que nesta semana sejamos capazes de exercer a humildade nas oportunidades que o Senhor Jesus nos reservar junto aos nossos familiares ou aos nossos colegas e amigos.


D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano
Fonte: http://diocesedesaojoaodelrei.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...