domingo, 2 de março de 2014

Encontro marca lançamento da Campanha da Fraternidade 2014 na Paróquia


Com o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e sob o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou!”, a Campanha da Fraternidade de 2014 traz à vista um dos grandes problemas que aflige a humanidade, a dominação, a exploração e até a escravização de nossos irmãos.
Em razão de um maior aprofundamento do tema, foi realizado um encontro na última quinta-feira à noite, dia 27, no salão da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, para todos os coordenadores, membros de pastorais e paroquianos. Este encontro, como já vem sendo realizado há alguns anos, marcou o lançamento da CF na paróquia, com a apresentação do vídeo institucional da campanha, uma roda de discussão do tema e um lanche ao final.

Como comentou Pe. Clayton, o objetivo do encontro é “colocar a paróquia a par daquilo que é a proposta da CNBB para o ano de 2014, a questão do tráfico humano”. Para ele, é importante que “se tome consciência dos diversos tipos de tráfico que existem, e que o cristão tenha coragem de denunciar aos órgãos responsáveis”.
O encontro foi muito bem acolhido pelos participantes, como disse Eva Aparecida, da comunidade Santa Rita de Cássia: “O encontro foi maravilhoso, muito bom, é o que a gente precisa saber, porque a gente pensa isso não acontece e pode acontecer até mesmo na nossa família”.
Para o paroquiano Geraldo Bertolucci, “nós, como membros da comunidade, temos que nos conscientizar que o tema da campanha deste ano é importantíssimo, está muito próximo de nós”. “É um tema muito forte, que tem necessidade de ser discutido e resolvido, a cada ano a situação vem ficando cada vez pior e os efeitos ficam pela vida inteira na pessoa que é atingida por estas situações”, afirmou Maria Déa Lopes, da comunidade Nossa Senhora de Fátima.
“Este momento de reflexão é um ponto de partida, para lançar a semente e despertar o tema, para ser aprofundado durante a quaresma”, relata Dirce Correa, da comunidade Nossa Senhora de Guadalupe.
O material para formação da CF se encontra disponível para download no site da CNBB. O livro para os encontros e via-sacra está à venda na secretaria paroquial, no valor de R$ 2,00.

Bruno Antonio da Silva
Pastoral da Comunicação
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...