domingo, 9 de novembro de 2014

Paróquia sedia encontro de formação para músicos

Neste mês de novembro, a Diocese de São João Del Rei promoveu dois encontros de formação de liturgia, voltados diretamente aos músicos. A comunidade de Nossa Senhora de Guadalupe, pertencente à Paroquia Nossa Senhora de Fátima teve a honra de sediar um desses encontros.

Neste ultimo sábado, dia oito de novembro, vários membros de equipes de cantos de diversas paroquias de Lavras e região estiveram presentes. Esta formação teve como objetivo, passar a músicos e suas respectivas equipes de canto, correções e atualizações sobre cantos litúrgicos nas celebrações de modo geral, além de algumas orientações litúrgicas.


Estiveram presentes durante o encontro, nosso bispo diocesano, Dom Célio de Oliveira Goulart, Padre Clayton Nogueira (pároco local) Padre Geraldo Magela da Silva (pároco da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar) Padre Javé Domingos da Silva (pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Minduri), Padre Marcos Alexandre (pároco da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida de Lavras), Padre Luís Fernando Pereira (SCJ) (vigário da Paróquia Santana de Lavras). Dom Célio iniciou o encontro dando as boas vindas a todos os participantes. Ressaltou a importância desta formação e agradeceu ao empenho de músicos em fazer as celebrações mais bonitas. Encerrou sua fala apresentando os Padres que participaram da formação.

Dando ênfase ao contexto litúrgico e histórico, Padre Geraldo, falou um pouco sobre a importância da musica nas celebrações. “a musica é muito importante na liturgia, pois nos leva a refletir os mistérios da eucaristia. Temos que tomar cuidado com os cantos durante as celebrações. Não se esquecer de acompanhar a liturgia do dia para a escolha dos cantos. O canto oficial da igreja é o Gregoriano e o instrumento e o órgão. Mas podem ser usados outros instrumentos de acordo com a cultura local de cada região, respeitando a liturgia. A igreja tem o seu ano litúrgico, como advento e natal e esses tempos tem que ser respeitados. Ao celebrar o natal, é como se chegássemos juntos aos pastores para celebrar Jesus, momento presente em nossa comunidade orante. O advento antecede as diversas visitas que Deus faz em nossa vida, nas vitórias e derrotas, enchendo o nosso coração de esperança. Por isso não se pode usar qualquer musica. Elas têm que acompanhar o que pede a igreja na sua liturgia, para se tornar piedosa a nossa conversão”. Os participantes puderam interagir fazendo algumas perguntas e questionamentos junto com Padre Geraldo, que atentamente respondeu.

Teoria x pratica

Após um delicioso lanche, preparado por membros da Paróquia, foi distribuído folhetos contendo propostas de músicas para o Advento e Natal. Estes cantos são opções de acordo com o Hinário Litúrgico. Assim, Padre Javé passou diversas orientações sobre a escolha dos cantos e como devem ser cantados. Várias informações foram compartilhadas, tornando este momento como um pequeno laboratório. Todas as opções de musicas foram cantadas durante este momento. Padre Javé foi auxiliado pelo Seminarista Lucas, que o acompanhava tocando teclado, formando assim um bonito coro. Tirou todas duvidas em relação à melodia, tom, harmonia.

Padre Clayton agradeceu a presença de todos participantes e ressaltou: “agora é hora de colocar em prática, tudo aquilo que foi trabalhado durante esta formação. Vá para a sua paroquia e faça o seu melhor”.




Confira as fotos em nossa página no Facebook
Matéria e fotos: Cláudio Elias Tadeu
Pastoral as Comunicação









Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...