domingo, 23 de novembro de 2014

Paróquia institui o Ministério do Leitorado


Neste domingo, 23 de novembro, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo (Solenidade de Cristo Rei) e encerramento do ano litúrgico, cerca de 50 ministros-leitores foram enviados na Missa de 9h30min, na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, para proclamar a Palavra de Deus, conforme as rubricas e orientações da Paróquia, nas missas e celebrações litúrgicas a toda a comunidade paroquial.
Após vários encontros de formação, nas comunidades Matriz Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Guadalupe e Santa Rita de Cássia, foi instituído e formalizado o Ministério do Leitorado, composto pelos proclamadores da Palavra, chamados comumente de leitores. Na celebração, eles têm a função de proclamar as leituras bíblicas, rezar a Oração da Comunidade e fazer os comentários e comunicados.
No rito de envio, eles professaram sua fé em Deus e na Igreja, assumiram publicamente o compromisso e a responsabilidade em proclamar a Palavra e foram abençoados para exercer seu ministério. Em conclusão ao rito, eles fizeram um gesto concreto de comprometimento, reverenciando o Livro dos Evangelhos.
A Palavra é sinal sacramental, é uma mensagem de amor de Deus para nós. O Senhor nos dirige sua Palavra, e Ele faz isso através dos leitores. O leitor é instrumento de Deus para anunciar Sua Palavra à comunidade. As pessoas que participam desse ministério devem estar conscientes e viver a alegria e a responsabilidade de que são os agentes que tornam possível a celebração da Palavra que proclamam.
Roguemos a Deus pelos nossos leitores, para sejam assíduos e fiéis no ministério que assumiram.
Bruno Antonio da Silva
Pastoral da Comunicação


Oração do Leitor

“Senhor, vós me escolheste e chamaste para o ministério de leitor. Vossa Palavra caiu como semente no chão de nossa vida e não resisti. Por isso estou aqui, aceito com alegria a missão que me confiaste. Bendito sejais, Senhor, por vossa Palavra inspirada que sou chamado a anunciar a meus irmãos e irmãs.
Tornai-me digno de servir ao altar da vossa Palavra, donde se proclamam as maravilhas do Evangelho de vosso Filho, as exortações dos apóstolos, a história do povo eleito, a sabedoria dos profetas e os louvores dos salmos.
Fazei que eu expresse e testemunhe a Verdade que anuncio com meus lábios. Concedei-me uma fé contemplativa, o dom da sabedoria e a humildade em vos servir.
Peço, Senhor, que ao proclamar vossa Palavra a minha voz se torne a voz do próprio Cristo.”
Amém!--
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...